Você vive se estressando no trânsito?

Verão é muito bom!

Calor, roupas mais leves, peles bronzeadas, ar festivo, cervejinha, amigos…

Muitas coisas bacanas neste período do ano.

Mas nem tudo são flores, não é mesmo?

Nesta época são famosas as chuvas de verão, que têm uma preferência pelo final do dia.

Assim, trânsito mais chuva só poderia acabar em estresse.

Necessidade de chegar ao compromisso, vontade de chegar em casa, desperdício de tempo parado no carro.

Não tem jeito, o estresse só vai aumentando, certo?

Pois é, muitos sentem os efeitos negativos do estresse no trânsito, como irritação, fome, dores nas costas, dores nos ombros ou pescoço.

Saiba que podemos amenizar alguns desses efeitos.

Como?

Escutando uma boa música, tendo pensamentos bacanas, respirando profundamente, aproveitando o tempo para rever os planos de 2011 que apenas começou…

Mas também podemos nos atentar para nossa postura ao dirigir.

Uma postura errada associada ao estresse pode causar essas dores nas costas, ombros ou pescoço.

Podemos ainda aproveitar este tempo inútil parado no trânsito para nos alongar, fazer movimentos de relaxamento dos ombros e pescoço, coisas assim.

Preste atenção!

Veja se sua cabeça está muito para frente, se os ombros estão muito fechados.

Veja se seus ombros estão muito próximos das orelhas.

Veja se seu banco está muito para trás ou para frente.

Veja se seu corpo está jogado no banco de qualquer maneira.

Será que não está na hora de fazer alguma coisa para mudar isso?

Algumas dicas podem ajudá-lo nesta descoberta. Pense nisso!

POSIÇÃO CORRETA PARA DIRIGIR

Para dirigir, aproxime o banco do carro de maneira que consiga apoiar todo o pé no pedal, de preferência com o calcanhar apoiado no chão do carro.

O encosto deve respeitar uma angulação de aproximadamente 110º, para deixar os membros inferiores livres.

Os braços devem estar ligeiramente flexionados quando segurando no centro do volante.

FAÇA ALONGAMENTOS

Deve-se manter a posição por pelo menor 20 segundos para promover o alongamento muscular.

A respiração deve ser ampla e relaxada.

ALONGUE O PESCOÇO

– leve o queixo em direção ao peito e depois relaxe.

– olhe para os lados por cima dos ombros e depois relaxe.

– incline a cabeça em direção aos ombros e depois relaxe.

– estique os braços ao longo do corpo contra o assento e depois relaxe.

CUIDE DOS OMBROS

– abrace o próprio corpo separando as escápulas e depois relaxe.

– rode os ombros da frente para trás por 10 vezes.

– eleve os ombros em direção às orelhas e solte-os subitamente por 10 vezes.

Caso isso não resolva, procurar um especialista pode ser mais barato do que você pensa.

Certamente você conseguirá melhorar sua qualidade de vida neste mundo estressante.

Texto: Ana Paula Pessanha.

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