Ganhou alguns quilinhos no feriadão? Não coloque sua saúde em risco…

Feriado prolongado sempre tira a gente da rotina. Ainda mais o carnaval, não é mesmo?

Dieta deixada de lado, treino suspenso, academia nem pensar, noites mal dormidas, dias de ressaca.

Com folia ou não, não tem jeito, saímos da rotina.

E aqueles quilinhos tão suados perdidos durante meses voltam rapidamente, certo?

Desespero?

Você é daqueles que volta ao treino com força total tentando correr atrás do prejuízo?

Ou prefere ficar dias numa dieta rigorosa – a base de água?

As duas alternativas são verdadeiras?

Cuidado!

Concordo que é muito injusto ganhar em tão poucos dias o que levamos um tempão para perder.

Mas devemos ir com calma, pois o nosso organismo precisa de suporte alimentar correto para um bom desempenho muscular. Além disso, uma semana sem treinar prejudica o condicionamento e noites mal dormidas diminuem as nossas defesas.

Desta forma, precisamos ter cautela e retornar gradativamente aos treinos, respeitando nossos limites.

Precisamos também moderar na rigidez com relação à alimentação, pois o organismo precisa de energia para poder realizar suas tarefas.

O exagero nos treinos e a má alimentação podem ser eficazes no emagrecimento, mas o preço é muito alto. Perde-se massa muscular ao invés de gordura apenas.

O organismo debilitado pelas noites mal dormidas e, ainda por cima, sem reposição de energia e sobrecarga com exercícios fortes, pode causar uma lesão articular, ligamentar e/ou muscular, com esta sua insistência em ficar mais magra.

Voltar à atividade física é muito importante para manter-se magra ou mesmo emagrecer, mas não adianta pular etapas.

Pense nisso.

Ter cautela e voltar gradativamente aos treinos pode ser a maneira mais correta de atingir seus objetivos sem sobrecarga e consequente lesão.

Uma vez que o músculo ou ligamento é lesado, a suspensão da atividade física será inevitável e aí sim você pode dar adeus à boa forma. Período prolongado de reabilitação, dor, diminuição de rendimento nos treinos e um retorno ainda mais gradativo e lento no projeto emagrecimento.

Então, respire fundo, conte até 10 e …

Coma moderadamente, mas de maneira saudável.

Volte aos treinos, mas não deixe de escutar as orientações do seu treinador sobre moderação neste retorno.

Não falte mais aos treinos.

Alongue-se.

Fortaleça a musculatura com exercícios complementares.

A saúde deve estar em primeiro plano e não os interesses estéticos.

 

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