As dores do dia-a-dia

Você tem ficado com dores nos joelhos ou coluna após uma faxina no armário?

Sente dor com coisas corriqueiras como lavar o rosto pela manhã?

Ou após lavar a louça do almoço de domingo?

Saiba que são estas atividades do dia a dia que causam as dores mais comuns na coluna e que podemos amenizá-las com pequenas mudanças de hábitos.

Podemos começar reorganizando as roupas no armário, de forma que as roupas mais utilizadas fiquem na altura de nosso tronco (entre os ombros e o meio da coxa).

Evite colocar coisas de uso frequente no alto ou muito embaixo, pois assim você deverá realizar movimentos da coluna que não são muito indicados e que podem desencadear dor e limitação.

Quando for pegar algum objeto, mesmo que leve, acima da altura do ombro, procure utilizar uma escada. Evite banquinhos improvisados, pois estes são também responsáveis por vários acidentes em casa.

Mas quando for pegar algum objeto no chão ou que esteja abaixo da linha média da coxa, procure afastar as pernas, flexionar os joelhos, mantendo a coluna ereta. A musculatura da coxa é muito mais forte que a da coluna.

Esta reorganização de armários serve para os da cozinha e banheiro. O princípio é o mesmo.

Caso for fazer um trabalho de jardinagem, sente-se em um banquinho baixo ou fique de joelhos, mas cuidado para não permanecer assim por muito tempo, pode dar dor e formigamento nas pernas.

Muitas pessoas sentem dor ao lavar o rosto ou escovar os dentes já pela manhã e isso ocorre por causa da flexão de coluna. Uma maneira de amenizar esta dor é utilizar um banquinho ou algo que possa colocar um dos pés e alargar a sua base de sustentação.

Outra dica é utilizar um copo para levar a água à boca sem ter que abaixar-se. Pode apoiar-se também na pia com uma das mãos para melhor distribuir o peso do corpo.

Procure lavar o rosto no chuveiro, mas se não tiver jeito, apoie-se na pia com o corpo o máximo que puder. Isso vai ajudar a dividir o peso corporal e diminuir o esforço na lombar.

Esta dica do banquinho para alargar a base de sustentação, apoiar-se na pia para dividir o peso corporal serve para a pia da cozinha também. Procure dividir tarefas com as outras pessoas da casa, mas se isso não for possível, utilize-se da própria pia ou gabinete para diminuir o esforço da coluna lombar.

Procure ver se as pias não estão muito baixas para você ou mesmo muito altas. Caso estejam altas, mais fácil. Coloque um tablado no chão que acerte esta altura. A altura ideal é de uns quatro dedos abaixo da cintura. Agora se ela estiver muito baixa, talvez seja o caso de uma reforma para adequá-la a altura das pessoas daquela casa.

Fique atenta em como tem se comportado na realização das atividades mais corriqueiras. Procure um especialista para lhe dar estas informações. Mude de hábito e evite dores indesejáveis.

Uma atitude simples, rápida e barata pode te trazer muitos benefícios.

Pense nisso.

Ana Paula Pessanha

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