Como é seu ambiente de trabalho?

Você tem trabalhado muito? Está estressado? Fica muito tempo no computador?

Provavelmente está sentindo dores na região do pescoço, ombros e cabeça, não é?

Saiba que estas dores são muito comuns, mas podemos amenizá-las com alguns cuidados simples.

Uma pausa para o café de tempos em tempos, uma caminhada até a água, ir ao banheiro, conversar com um colega de trabalho, já podem ajudar e muito.

O importante é sair da posição a cada duas horas, pelo menos.

Nestes momentos você pode fazer alguns movimentos de relaxamento, como circundar os ombros, alongar os músculos do pescoço ou mesmo espreguiçar-se.

Outra coisa importante é verificar a posição que você fica neste ambiente de trabalho.

Este espaço está adaptado para suas necessidades?

Como é sua cadeira? Como você fica sentado nela? Qual a altura do assento em relação ao chão? E em relação à sua mesa? Como é esta mesa? Muito cheia de coisas? Pequena? E seu computador? “Desk top” ou “notebook”?

Estes são aspectos importantes para pensarmos, já que ficamos tanto tempo do dia no trabalho.

Sua cadeira deve ser giratória e ter um formato que permita um encaixe ideal do quadril e apoio completo da região lombar. Se tiver braços, melhor, pois assim você pode apoiá-los e diminuir a tensão na região dos ombros.

Aproxime bem sua cadeira da mesa e mantenha um ângulo de 90º nas articulações dos membros inferiores. Os joelhos podem estar levemente mais elevados do que o quadril. Procure apoiar os pés no chão ou usar um apoio para os pés.

A mesa deve permitir que a cadeira “entre” nela e que você apóie seus braços sem elevá-los. Ela deve ter um tamanho que permita colocar as coisas de uso constante num ângulo de 45º para cada lado a partir do centro, onde deve ficar o computador. Evite manter o espaço muito cheio de coisas e desorganizado. Isso também gera estresse.

À esquerda deve ficar o telefone, à direita, o mouse e no centro o computador que, preferencialmente, deve ser um “desk top” com regulagem da altura do monitor. O ângulo de visão deve estar um pouco abaixo da linha do horizonte.

Os “notebooks” são muito bons para se carregar de um lugar para outro, mas a tela muito pequena e fixa, numa altura muito baixa, força uma flexão de tronco e cabeça, que causam dores constantes.

Se você passa mais tempo no escritório, talvez seja interessante usar um computador de mesa, mas se você precisa carregá-lo sempre de um lado para outro, quanto mais leve, melhor.

Reveja seus hábitos. Procure adequar seu ambiente de trabalho às suas necessidades, pois de outra forma você ficará cada vez mais estressado e provavelmente com dores cada vez mais intensas.

Procurar um especialista para conversar destas coisas cotidianas. Pode ser muito mais útil e interessante do que você imagina. Essa é uma maneira de você ter dicas personalizadas com um custo/benefício muito bom.

Pense nisso.

Ft. Ana Paula Pessanha

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