As armadilhas do frio

Dias frios nos remetem a muitas coisas gostosas como comer fondue, tomar vinho, assistir a um filminho no sofá, debaixo do cobertor, não sair de casa, dormir até mais tarde, banho quente…

Em outras palavras, é muito mais difícil manter a disciplina, seja na alimentação, na prática dos exercícios, nos cuidados com a pele.

Além do frio, chegamos a uma época do ano em que o cansaço chega e as tarefas parecem aumentar à mesma proporção.

O resultado disso é que aquela rotina que já estava começando a surtir efeitos positivos na sua saúde  começa a ser quebrada.

Você acha que isso não aconteceu com você? Então reflita:

Quantas vezes no último mês você faltou na sua aula de Pilates?

Cancelou na última hora sua terapia porque precisou ficar até mais tarde no trabalho?

Desistiu de treinar porque estava muito frio de manhã e á noite ficou pior ainda?

Desistiu de fazer os alongamentos de manhã, para poder ficar mais um pouquinho na cama?

Tomou um banho mais quente do que o normal e não passou o creme hidratante para não ficar muito tempo sem roupa e congelar de frio?

Mudou o cardápio no almoço e no jantar e substituiu a saladinha por alimentos mais calóricos com a intenção de “se aquecer” internamente?

É claro que precisamos de uma folguinha de vez em quando e uma escapadinha aqui ou outra ali fazem parte da vida de qualquer ser humano normal.

No entanto, é importante colocarmos a palavra equilíbrio em nossas vidas.

Falando mais especificamente dos exercícios, a regularidade das atividades é muito importante.  Não deixe que a preguiça ou a sua desorganização com o tempo comprometam sua rotina.

A melhora da postura, o aumento da força, aumento da flexibilidade, dependem da repetição dos movimentos e os resultados podem demorar um pouco para aparecer.

Uma interrupção prolongada pode te deixar tentado a desistir do processo, o que seria um grande erro.

As dores articulares costumam piorar nesta época do ano e se passamos muito tempo “encolhidos” surgem dores nos ombros e no pescoço. Ficar muito tempo deitado no sofá pode te trazer desconforto na região lombar.

Manter a regularidade nas suas atividades físicas será o seu melhor remédio.

Agasalhe-se bem e crie coragem! Movimentar-se aquece além de trazer inúmeros benefícios físicos e emocionais.

Defina prioridades, faça uma lista de atividades e inclua sua saúde nesta lista. Assim que perceber os benefícios de cuidar dela, você não vai querer parar mais.

Karina Santaella

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