Os primeiros meses pós-parto: mundo maravilhoso?

Você passa 9 meses na expectativa de um mundo maravilhoso.

O corpo sofrendo todas as transformações e um misto de sentimentos te inundam todos os dias.

Como será a carinha do bebê?

Como será o parto? Vou sentir dor? Normal ou cesária?

Será que ele vai dormir a noite toda? Se alimentar certinho?

Como será a volta ao trabalho?

Serei uma boa mãe?

Bom, estas são algumas das questões que passam pela cabeça de uma gestante nas últimas semanas antes do parto.

Pois bem, o bebê nasceu, lindo, saudável e você foi inundada por um AMOR que nunca imaginou sentir por ninguém.

Era o início da vida no mundo maravilhoso idealizado pela mãe de primeira viagem.

Eis que surgem as noites mal dormidas, as dúvidas sobre a alimentação.

Será que meu leite é suficiente e forte?

Fique tranqüila. Todo leite é forte e suficiente. E se por um motivo ou outro a criança não estiver crescendo a contento, fale com o pediatra. Um suplemento alimentar não torna você a pior mãe do mundo.

Neste período, as mães recentes têm uma variação de humor bem grande. Isso também é normal, mas se estiver exacerbada, não custa nada falar com seu obstetra, pois ele pode ajudar a achar uma saída para este problema e todos os outros que acompanham esta fase do puerpério.

Outra coisa bastante comum nesta fase são os episódios de dores no corpo, geralmente na região das escápulas, ombros, pescoço, cabeça e punhos. Não se esquecendo é claro, da coluna lombar.

Caso isto esteja acontecendo com você, saiba que algumas mudanças simples de hábitos, na rotina do bebê ou mesmo, uma melhor adaptação do espaço podem ajudar muito.

Veja como.

No aleitamento, procure sentar-se confortavelmente na poltrona, com os pés no chão, coluna encostada e braços apoiados, deixando o ombro relaxado e punho neutro.

Caso você precise fazer a ordenha do leite para armazenagem, a dica da postura é a mesma.

Evite ficar com a criança no colo por tempo prolongado, isso não é bom para as costas e nem para o bebê. Ele descansará melhor no berço, tenha certeza disso. E seu corpo agradece.

A banheira deve estar entre 10 e 15cm da altura do cotovelo, com fácil acesso às coisas necessárias como sabonete, toalha, trocador. Procure afastar as pernas e flexioná-las levemente, ao invés de flexionar a coluna lombar. Isso evita dores nas costas, bastante comuns neste tipo de atividade diária.

A altura do trocador deve ser a mesma da banheira e na hora da troca a atenção à coluna lombar deve ser a mesma. Afastar as pernas e flexionar os joelhos levemente, não a coluna lombar.

A postura correta para carregar o bebê é trazendo-o o mais próximo possível do seu corpo, com ombros relaxados, abdômen contraído, e atenção especial à cabeça da criança, além de atenção aos punhos da mãe, que costumam doer bastante nos primeiros meses.

Caso esta dor persista ou se intensifique, procure um médico especialista. Existem órteses variadas que podem ajudar e muito nesta questão. As melhores são feitas sob medida, por terapeutas ocupacionais e o custo benefício é fantástico. Pode acreditar.

Com relação à mala do bebê, procure deixá-la o mais leve possível, levá-la sempre próximo ao corpo, de preferência em alça longa transpassada pelo corpo, para deixar as mãos livres.

O carrinho do bebê deve ter as alças na altura de quadril do condutor, sendo fáceis de manusear e leves, sem esquecer do conforto do bebê e resistência do material. Existem vários modelos no mercado. Cuidado redobrado na hora da escolha.

Com todos estes cuidados e algumas mudanças de hábito você conseguirá curtir esta fase maravilhosa que é o primeiro semestre do seu bebê. Ser mãe é uma dádiva, mas o mundo maravilhoso não existe o tempo todo.

Curta este momento com muito prazer. Só sendo mãe para entender.

 

Ft. Ana Paula Pessanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s