Você tem sentido dores nas solas dos pés?

Se você tem sentido dores nas solas dos pés, saiba que pode ser fascite plantar, que é um processo inflamatório uni ou bilateral da superfície plantar do pé (fáscia plantar).

Estima-se que 10% das pessoas apresentarão dor no calcanhar em algum momento de suas vidas.

Ela é caracterizada por sensibilidade e dor à palpação na região da planta dos pés, especialmente à descarga de peso no primeiro passo após tempo prolongado de repouso.

É uma dor forte, aguda, com sensação de agulhada e limitante.

Os casos mais comuns estão relacionados ao excesso de peso, como no caso dos obesos.

As gestantes no terceiro trimestre ou logo após ganhar o bebê também relatam sentir dores nesta região e isso ocorre por causa desta sobrecarga de peso associada à frouxidão ligamentar comum nestas pessoas.

Outro quadro bastante comum se dá em corredores de longa distância ou em pessoas que iniciaram a caminhada / corrida, mas que acabaram exagerando nos treinos.

Se você faz parte de um destes grupos saiba como se proteger ou amenizar estas dores.

Procure alongar a musculatura posterior da perna e pé, pois elas farão uma tração nesta fáscia, o que causará a diminuição da inflamação e da dor.

Colocar os pés para cima após treino prolongado ou muito tempo caminhando ajuda a diminuir o inchaço e cansaço dos pés.

Um escalda-pés de vez em quando também será bem vindo.

Massagear a sola dos pés com uma bolinha de tênis ou passando um creme bem gostoso também ajuda a diminuir a dor e sensibilidade nesta região. Pode ser feita por você mesmo ou por outra pessoa, fica a seu critério.

Caminhar descalço em terrenos diferentes dos habituais, como grama e areia de praia fortalece os músculos internos dos pés (musculatura intrínseca dos pés), o que proporciona maior mobilidade nestas várias articulações, além de melhorar a distribuição de carga por todo o pé.

Fique atento ao seu sapato, pois o uso de calçado inadequado pode ocasionar a lesão. Procure usar um sapato confortável e, no caso da corrida, compre o tênis que seja compatível com seu tipo de pisada (pronada ou supinada ou neutra). Várias lojas dão orientações sobre isso.

Nos casos mais severos e limitantes talvez seja o caso de procurar ajuda profissional.

Existem vários tratamentos para este tipo de lesão, como: crioterapia (fisioterapia por meio do uso de gelo), bandagens esportivas (elásticas ou não elásticas), palmilhas ortopédicas, fisioterapia analgésica e antiinflamatória (Ultra-som, TENS), acupuntura, cinesioterapia (fisioterapia por meio do movimento), Rolfing (massagem profunda de liberação miofascial), medicamento antiinflamatório, infiltração de corticosteróide, além dos recursos cirúrgicos em último caso.

Preste atenção nos seus pés, pois são eles que te levarão por onde você quiser ir, seja num passeio pela praia ou numa maratona de corrida.

Cuide-se sempre, seja saudável e feliz. Não deixe que as dores te limitem a caminhar pela vida.

Pense nisso

 

Ft. Ana Paula Pessanha

Anúncios

10 Respostas para “Você tem sentido dores nas solas dos pés?

  1. Acho que minha dor é um pouco mais grave. Ao levantar pela manhã mal consigo por os pés no chão, mas conforme vou andando a dor passa. Basta ficar um pouco sem me movimentar que quando ando novamente a dor volta. Já fiz uso de vários anti-inflamatórios indicados por médicos e até agora nada.
    Tem alguma outra sugestão?

    • Oi Paulo, tudo bem?
      Pelo que você descreve, parece ser mesmo fascite plantar.
      Seria interessante você procurar um médico, pois existem recursos medicamentosos locais e via oral que ajudam bastante. Além disso ele pode te solicitar uma palmilha, que se bem indicada faz muita diferença.
      Agora, dentro da fisioterapia, que é minha área, procuro sempre corrigir vícios posturais estáticos e dinâmicos, além de reequilibrar forças musculares relacionadas.
      Se te interessar, entre em contato conosco na Fisio Studio.
      http://www.fisiostudio.com.br
      (11) 5182-8435
      Atenciosamente, Ana Paula Pessanha

    • Oi Luciene, se seus sintomas forem semelhantes aos descritos no texto, sugiro que procure um ortopedista ou um reumatologista, ambos especialistas em pé.
      Se for o caso de uma calosidade eles irão, com certeza, te encaminhar para um podólogo.
      Mas, mesmo sendo calosidade, vale a pena investigar alterações posturais. E aí nós temos como te ajudar!
      Qualquer coisa entre em contato conosco em http://www.fisiostudio.com.br ou (11) 5182-8435
      Atenciosamente, Ft. Ana Paula Pessanha.

  2. Oi, ja estou ficando louca de tanta dor, estou gravida de oito meses e os 3 dedos do meio e a sola dis meus pes, doem muito; arde, da agulhadas coca e ta dormente, estou tomando tilenol de 6 em 6 horas, a dor nao passa, alivia um pouco, corro algum risco de trombose? Tem algo para fazer para acabar com essa dor? Eu engordei 7 kilos ate o momento.

    • Oi Maiza, tudo bem?
      Parabéns pela gestação!
      Com relação à trombose, seu médico obstetra pode te responder melhor isso, pois a fascite não tem relação direta com alterações vasculares. É um problema que acomete a fáscia plantar!
      De qualuqer maneira vale conversar com ele a este respeito, ok?
      Como você está grávida poucos medicamentos são indicados, mas tem algumas coisas que você pode fazer para diminuir a dor.
      Escalda-pés, massagem suave local, manipulação de bolinhas (aquelas de cachorro) por toda a sola do pé, uso de calçado com solado de borracha, como tênis, por exemplo.
      Evite usar muita rasteirinha, chinelo ou ficar descalça.
      Alongar a panturrilha também ajuda.
      Existe um exercício de elevar um pedaço de tecido do chão agarrando-o pelos dedos dos pés que é super bom também.
      Qualquer dúvida maior entre em contato conosco pelo http://www.fisiostudio.com.br ou pelo telefone (11) 5182-8435.
      Espero ter ajudado, feliz Páscoa! Ft. Ana Paula Pessanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s