Primavera a caminho. Saiba como cuidar das plantas sem se machucar.

Setembro está chegando e com ele a primavera.

Dias bonitos, árvores florescendo…

Tempo de cuidar do jardim, mesmo que jardins em vasos.

Podar as plantas, cuidar da terra, mudar os vasos.

Mas como fazer isso sem machucar as costas, ter dores nos ombros, etc.

Quanto à jardinagem em si não tenho muito como ajudar, mas nos cuidados com sua postura ao realizar tal tarefa, aí sim posso dar algumas dicas.

 

Caso precise ficar muito tempo abaixado para podar as plantas, procure utilizar um banquinho pequeno para deixar o quadril mais alto do que os pés. Isso ajuda a diminuir a tensão nos músculos da coluna lombar e pernas e, por conseqüência, diminui também as dores na região pós-esforço.

 

No caso de precisar ficar muito tempo tirando folhas secas de árvores, procure utilizar uma escada que o deixe alinhado com elas, pois trabalhar com os braços acima da cabeça por tempo prolongado pode causar dores e lesões nas costas e nos ombros.

 

Se estiver pensando em mudar as plantas de vaso, procure fazer isso contando com ajuda de alguém, pois carregar peso de mais é muito prejudicial para a coluna, podendo desencadear um problema sério como a hérnia de disco (lesão no disco que fica entre as vértebras).

 

No caso de canteiro ou gramado, cuidado com a flexão de tronco ao passar a máquina de poda ou mesmo com a poda manual. Procure flexionar os joelhos no lugar da coluna, pois os músculos da coxa são mais fortes e resistentes do que os da coluna.

 

Uma última dica, mas não menos importante, é dividir o trabalho em etapas e executá-lo aos poucos, procurando descansar entre as atividades, pois o corpo precisa deste tempo para recompor as energias.

 

Que a primavera chegue logo, cheia de plantas, aquele verde lindo dos gramados, o cheiro maravilhoso das flores, os dias ensolarados e alegres.

 

Ft. Ana Paula Pessanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s