Você sabe o que é RPG?

Reeducação Postural Global (RPG) é um método criado pelo fisioterapeuta francês Phillipe Souchard, no início dos anos 80, que tem como principal objetivo tratar os desvios posturais e as dores causadas por eles.

                De modo geral, o que leva o paciente ao médico é a queixa dolorosa e não a correção de problemas posturais. No entanto, na prática diária, observamos que os maus hábitos posturais, traumas e posições antálgicas, podem ocasionar desequilíbrios e compensações musculares que se tornam fixas, rígidas e até irreversíveis, alterando o esquema e estrutura corporal. Estas fixações ocorrem com maior frequência na coluna vertebral e na região proximal dos membros, desempenhando relevante papel na biomecânica e possibilidades terapêuticas em doenças musculoesqueléticas.

                O método RPG utiliza a sequência das fixações musculares para identificar a causa da dor. Oito posturas de alongamento de cadeias musculares, e não de músculos isolados, são utilizadas pelo terapeuta em RPG, a fim de observar as compensações, fraquezas e encurtamentos desencadeados por determinada posição.

Quatro destas posturas são em decúbito dorsal com variação do posicionamento das pernas e braços. As outras quatro são em carga, ou seja, existe uma maior sobrecarga articular, já que é solicitado o suporte do peso corporal nas posições sentada ou em pé.

                Após a identificação do problema do paciente, duas destas posturas são escolhidas para o início do tratamento, priorizando o trabalho com a cadeia inspiratória. No entanto, com o decorrer da terapia, todas as posturas serão utilizadas para melhor benefício do paciente.

               

 À medida que as compensações surgem, o terapeuta realiza tração muscular e pequenas correções em cada posição, mas sempre respeitando o limiar de dor do paciente. 

                A repetição das posturas serve de estímulo proprioceptivo, permitindo modificações corporais, ou seja, as mudanças posturais passam a ser visíveis e o indivíduo sente-se confortável com sua nova condição. O método tem se mostrado benéfico para tratamento de dores espinhais (lombalgia, dorsalgia e cervicalgia), assim como em sintomas de extremidades, tais como tendinites.

                O sintoma doloroso tende a melhorar nas primeiras sessões, porém, a alteração da morfologia é mais lenta e dela depende a manutenção da melhora.

                Atualmente, trabalhos científicos foram realizados e sugeriram melhora com o uso da técnica, o que corrobora com as observações na prática clínica.

              Agende uma visita, tire suas dúvidas, a Fisio Studio pode te ajudar.

Ft. Ana Paula Pessanha

Anúncios

3 Respostas para “Você sabe o que é RPG?

  1. Pingback: Alterações posturais nos membros inferiores | fisiostudio·

  2. Bom dia, eu tenho uma dúvida sobre o seguinte, eu piso mais com uma perna do que com a outra, com isso uma desenvolveu o músculo diferente da coxa diferente da outra, tenho 21 anos jogo futebol e prático capoeira a anos já, gostaria de saber o porque e como posso estar fazendo para mudar isto,pois ao ficar com a perna muito flexionada o joelho da uma dorzinha e as vezes estralo

    • Olá Herbert,
      ter uma perna como preferida é normal, mas me parece que você já está com uma assimetria maior e sentindo algumas dores, não é?
      Nestes casos, o ideal é fazer uma avaliação médica e fisioterapeutica para verificar o que pode ser feito para não te incomodar mais.
      Fortalecimento complementar no membro oposto, orientação de proteção articular, mudanças nas atividades cotidianas são algumas possibilidades de reverter este quadro.
      Abraço, Ft. Ana Paula Pessanha crefito-3/16.358-F

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s