Ler um bom livro…

A leitura faz parte do nosso cotidiano.

Desde que aprendemos a ler, quando crianças, incorporamos esta atividade em nosso dia-a-dia e é pouco provável que você pare para observar a sua postura corporal durante a leitura.

A leitura pode ser prazerosa e relaxante então podemos passaremos horas seguidas em companhia dos personagens em histórias envolventes.

Pode também ser obrigatória no caso de solicitações de trabalho ou leituras escolares. Nestes casos pode ser mais pesada e cansativa.

Independente da razão pela qual você está lendo, a posição do seu corpo, a qualidade da sua visão e a iluminação do ambiente irá interferir no seu rendimento e na maneira que você irá se sentir depois da leitura.

Muitas pessoas gostam de ler deitadas, na cama ou no sofá.  Nesta posição, fica difícil ajustar a posição do travesseiro e além de provocar sono, essa posição pode ser prejudicial para a coluna vertebral.

Na posição sentada, ficar muito tempo com a cabeça abaixada, também pode provocar dores no pescoço.

Uma dificuldade visual como óculos desajustados, letras muito pequenas e pouca iluminação no local da leitura também irão gerar um deslocamento da cabeça para frente ou inclinações para um lado ou para outro, na tentativa de buscar o melhor foco.

Atualmente, além da leitura de livros e revistas estendemos também este hábito para recursos como notebooks e tablets.

O tempo cada vez mais escasso nos obriga a ler em horários em que já deveríamos estar descansando e muitas vezes ultrapassamos nossos limites e desrespeitamos nosso corpo.

Portanto, pequenos detalhes, especialmente com a região cervical, devem ser tomados.

Preste atenção se não está projetando demais sua cabeça para frente, se sua posição não está muito assimétrica e se não está acentuando ou retificando demais as curvaturas da coluna vertebral.

Pensando nas dificuldades e dores comuns em grande parcela da população, algumas empresas criaram adaptações para facilitar a leitura.

Existem adaptações para serem colocadas na cama ou na mesa. Tais recursos preocupam-se com a angulação do livro, notebook ou Ipad, em relação aos olhos, proporcionando um ajuste adequado ao pescoço.

Suporte de livro para cama

Suporte para Ipad

É interessante observar também o posicionamento dos cotovelos e punhos, evitando sobrecarga e fadiga nas articulações.

Existem também adaptações para facilitar a visualização do livro. É o caso dos óculos prismáticos, que colocam a imagem num ângulo correto sem que seja necessário o movimento da cabeça para ler um livro ou ver TV.

Uma lupa para pendurar no pescoço ou uma lupa com luz acoplada também podem diminuir muito tanto o esforço visual como a sobrecarga articular.

Lupa de pendurar

Óculos prismáticos

 

 

 

 

 

 

A regra deve ser respeitar o bom posicionamento corporal, proporcionando conforto e reduzindo o esforço e a sobrecarga.

Experimente!  E boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s