Como manter a calma e evitar tensões na correria do final de ano…

Já chegou dezembro novamente, e junto com ele o clima gostoso de expectativa para o Natal e para o Réveillon.

Ao mesmo tempo, o número de compromissos aumenta, já que temos que participar de Festas de Confraternização, amigos secretos, formaturas, sem contar com as compras de Natal.

Os compromissos aumentam, as cobranças de trabalho permanecem (geralmente aumentam nesta época doa ano) e muitas vezes a rotina da casa muda em função das férias dos filhos.

Assim temos a sensação de que o tempo não é suficiente para a quantidade de coisas que temos a fazer. Não é apenas uma sensação, o tempo de fato não é suficiente.

O resultado de tudo isso todos já sabem: cansaço, dor de cabeça, poucas horas de sono, ansiedade e agitação.

Mais do que em outras épocas do ano, ficamos escravos do tempo, já que temos que finalizar tudo até o Natal, ou precisamos terminar o ano sem pendências.

De fato, finalizar coisas inacabadas e fazer planos para o Ano Novo já é uma tradição e nos dá uma sensação muito boa.

No entanto não faz muito sentido ficar sobrecarregado de atividades em um mês para poder descansar no mês seguinte.

Mas, muitas dessas decisões não dependem somente de nós, então vamos pensar em algumas dicas para que possamos cumprir nossos compromissos sem prejudicar nossa saúde.

Fazer uma lista das atividades pode ajudar na escolha das prioridades. Analise o que é urgente, o que pode ser programado para o mês de janeiro depois das Festas ou se alguma tarefa pode ser delegada a outra pessoa. Ao identificarmos as necessidades somos capazes de planejar e limitar a quantidade de coisas que podemos fazer.

No planejamento dessas atividades considere as distâncias que precisa percorrer o esforço e o tempo necessário para realizar cada atividade e distribua-as de forma a não sobrecarregar o seu dia. Dessa forma estaremos poupando energia e, portanto nosso corpo será beneficiado.

Fazer compras pela internet ou utilizar o serviço de entregas a domicílio são opções a serem consideradas. O gasto pode ser menor do que você imagina, com a vantagem de economizar o seu tempo.

Não use o tempo do seu sono ou de suas refeições para outras atividades. Você pode até marcar sua sessão de fisioterapia, aula de Pilates ou de ginástica para o horário do seu almoço, mas nunca deixe de se alimentar corretamente.

Da mesma forma, dormir menos horas ou trabalhar exaustivamente sem respeitar os intervalos de descanso, fará com que seu trabalho renda menos. Então você pensará que está ganhando tempo, mas na verdade só está ganhando tensão muscular e fadiga.

Por último, mas não menos importante, observe sua respiração!

Experimente agora: pare por apenas 1 minuto, solte as mãos do teclado ou interrompa o que está fazendo, feche os seus olhos, inspire profundamente pelo nariz e solte o ar pela boca como se estivesse suspirando. Repita algumas vezes até completar um minuto, procurando tirar a tensão dos ombros e pescoço.

Se você fez o que eu descrevi, deve ter conseguido realizar em torno de 7 a 8 respirações prolongadas. Parece pouco, mas é o suficiente para reduzir a tensão muscular e diminuir a ansiedade. E você gastou apenas 1 minuto! Se conseguir fazer este exercício 5 vezes durante o dia em períodos alternados, poderá inclusive evitar dores.

Não esqueça de considerar estes períodos de respiração, refeições e sono na hora de fazer sua lista de afazeres. E lembre-se que estas atividades são prioridade em seu dia, desta forma você conseguirá cumprir todos os seus compromissos sem comprometer sua saúde!

Ft. Karina Santaella

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