Qual a altura ideal de pia da cozinha e banheiro? Um cuidado com sua coluna lombar.

Muitos são os interesses que levam as pessoas a procurarem um cantinho e transformá-lo em algo aconchegante. Uma mudança de estado civil, a família que vai crescer, os filhos que já cresceram e desapareceram, uma necessidade interna de “arrumar a casa”.

Tudo isso é muito válido. Não importa o motivo, mudança é uma coisa muito boa.

Mas o que uma fisioterapeuta tem a ver com isso?

Bom, é muito simples. Como fisioterapeuta, tenho sempre uma preocupação com a postura, qualidade de vida e bem estar.

Na maioria das casas / apartamentos, as alturas de pia, bancada, mesa, cadeira são sempre padronizadas e esta padronização pode gerar dores nas costas, numa simples atividade diária e isso é da minha alçada.

Como nem todo mundo tem um tamanho padrão, o que fazer?

Bom, se o imóvel é novo e você está ainda no momento de colocar os acabamentos, a solução é bem simples.

Meça a altura de todos os moradores do chão até quatro dedos abaixo do umbigo de cada um e utilize esta medida para colocar a altura de pia de banheiro, cozinha, buffet. Dê preferência à maior altura, pois se for necessário você poderá utilizar calços para os mais baixos, mas não poderá cortar as pernas dos mais altos.

Se as medidas estiverem muito desproporcionais, escolha a altura da pessoa que mais frequentemente for usar este ambiente.

No caso de crianças, procure sempre utilizar um tamanho definitivo para bancadas de banheiros e vasos sanitários. Não se esqueça de que eles crescem muito rápido e estes acabamentos não são baratos para serem trocados a cada fase dos seus filhos. Se necessário, coloque calços para elevar a altura dos mais baixos.

Os armários superiores de cozinha devem estar de 45 a 70 cm de altura da bancada de serviço e devem ter uma profundidade reduzida em no máximo 35 cm para evitar batidas de cabeça.

Obs. A altura padrão da bancada de cozinha fica entre 85 e 93 cm do chão. Já no banheiro essa medida fica entre 75 e 85 cm já contando a altura da cuba, mesmo se for a de sobreposição.

Agora, e se o seu imóvel for antigo e você não estiver pretendendo mudar muita coisa?

Verifique se as alturas não estão muito incompatíveis com as suas. Se não, vá em frente, invista em uma nova roupa de cama, objetos de decoração, uma pintura nova.

Se sim, reveja suas prioridades. Vale mais a pena investir nesta mudança do que gastar com inúmeras horas de fisioterapia, médicos e remédios.

A altura ideal para cadeiras, vasos sanitários, sofás, camas etc. é logo acima dos joelhos do mais alto morador. Quanto mais baixo, maior o esforço para levantar-se dele.

Mais uma vez o bom senso impera. Não dá para ter uma casa todinha sobre medida para você, além do mais, uma família é constituída de mais do que uma única pessoa. Veja e reveja as possibilidades, priorize os gastos e previna-se de dores no futuro.

Ft. Ana Paula Pessanha

About these ads

24 Respostas para “Qual a altura ideal de pia da cozinha e banheiro? Um cuidado com sua coluna lombar.

  1. Francisco Frains (Chiquinho)
    Muito bem explicado, sem complicações, qualquer um vai tirar suas dúvidas. Nem precisa metro ou trena.

  2. Me Ajudem, eu preciso saber qual a medida correta da pia/bancada!
    Formato em L onde um lado vai o Cooktop e do outro a Pia
    Medida do Cooktop 0,50 x 0,68 de Largura
    Bancada p/ Cooktop 2,52m x 0,60 pode ser ?
    Bancada molhada p/ Pia 2,05 x 0,50 pode ser ?

    • Oi Alex, somos fisioterapeutas e nosso conhecimento é com relação a altura ideal de pias / bancadas no que diz respeito à postura correta. Você encontrará esta resposta em blogs de arquitetos, acredito.
      Desculpe-nos por não podermos te ajudar na sua dúvida, mas fique atento a altura da sua pia / bancada, pois o uso constante pode gerar dores nas costas.
      Att, Ana Paula Pessanha

    • Olá Ana Claudia, bom dia!
      No texto postado, você tem dicas de como verificar a melhor altura para as suas proporções, pois uma pessoa de 1,80 pode ter as pernas mais compridas que outra e isso altera a altura da pia, por exemplo.
      Meça quatro dedos abaixo do seu umbigo e verifique quanto mede deste ponto ao chão, assim você terá a altura ideal para a sua pia!
      Boa sorte! Perceba-se, Ft. Ana Paula Pessanha Crefito 3/ 16.358 – F

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s