Envelhecer com saúde

No último dia 07 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, campanha mundial, que tem por objetivo mobilizar a população a refletir sobre temas de grande impacto na saúde. O tema deste ano foi o “envelhecimento saudável”, assunto bastante relevante, uma vez que a população idosa aumentou consideravelmente nos últimos anos, representando atualmente cerca de 7,4% da população brasileira.

Neste mesmo período, me vi às voltas com a organização da festa de 70 anos de minha mãe. E quando falamos em 70 anos, a maioria das pessoas imagina uma senhora frágil, provavelmente de cabelos brancos, talvez com dificuldades de locomoção ou outras tantas fraquezas e limitações. Podem acreditar este não é o caso dela, que não aparenta ter a idade que tem.

E justamente por isso, me impressiona muito quando vejo outras pessoas bem mais jovens e com aparência de muito mais velhas do que minha mãe.

Qual o motivo para estas diferenças?

O estilo de vida e cuidados com a saúde ao longo dos anos, sem dúvida nenhuma tem participação nesta história.

A carga genética e herança familiar podem determinar o aparecimento de certas doenças, porém muitas das doenças crônicas aparecem ou se agravam em decorrência de hábitos inadequados.

Os textos e documentos a respeito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, falaram muito a respeito da prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade e problemas articulares, já que estes são responsáveis por grandes gastos em saúde pública e prejudicam demasiadamente a qualidade de vida da população adulta e idosa.

Uma das estratégias do governo brasileiro foi a elaboração de uma cartilha sobre alimentação saudável, além de uma ação junto a escolas públicas e privadas para melhorar a qualidade dos alimentos oferecidos nas cantinas. O objetivo é atingir crianças e jovens para que incorporem hábitos saudáveis que deverão permanecer ao longo da vida.

A prática de atividade física, realização de exames preventivos, consultas médicas periódicas, também são hábitos que devem ser cultivados, assim como manter a mente ativa, ter momentos de prazer e felicidade.

Pensando em tudo isso, vejo que preciso agradecer à Dona Cecília, minha mãe, por ter me dado durante toda a vida, o exemplo de saúde.

Agradeço por ter me levado às suas aulas de ginástica rítmica no clube, quando eu era uma criança, que depois substituiu por aulas de sapateado, às quais eu também segui. Depois veio a hidroginástica, que pratica há anos, regularmente duas vezes por semana e nas quais, durante as minhas gestações pude ser sua colega de turma. Atualmente, além da hidroginástica, pratica Pilates uma vez por semana, sendo uma de minhas alunas mais assíduas, além das caminhadas na praça pelo menos uma vez na semana.

Obrigada também por me fazer comer abobrinha e outros legumes e verduras (que confesso ter comido a contragosto e fazendo muita cara feia naquele tempo) e por ter sempre uma salada na mesa quando meus filhos estão em sua casa para almoçar. O exemplo valeu a pena, hoje eu gosto de abobrinha e salada não falta na minha casa.

Isso sem contar a disposição para ajudar sempre que precisamos e a vontade de acompanhar as novidades como as tendências da moda e o uso da internet.

Sem dúvida, esse é o segredo da sua juventude!

Não há como evitar algumas perdas como a pele que já não é mais a mesma de alguns anos atrás e das articulações que já perderam um pouco de sua lubrificação, insistindo em doer de vez em quando.

Mas tudo isso faz parte da utilização do corpo e por isso, se utilizarmos este corpo com sabedoria estaremos no caminho correto para o envelhecimento saudável!

Deixe um comentário

