CORRIDA NA INFANCIA

Neste fim de semana participei de uma corrida infantil com meus filhos! Foi uma delícia!

Eu corri ao lado de minha filha de 7 anos e meu marido correu com meu filho de 4 anos! Estávamos unidos por um elástico e por um objetivo comum, que era nos divertirmos juntos!

Participaram crianças de 4 a 14 anos em percursos que variaram de 500m a 3km, sempre acompanhados de um adulto (maior de 18 anos).

Esta corrida foi um sucesso, pois associou a atividade física com atividade familiar! Uma maneira lúdica de passar valores, interagir com seus filhos e ainda por cima fazer um exerciciozinho!

Outro evento similar aconteceu também aqui em São Paulo no mesmo dia, mas neste as crianças de 2 a 12 anos correram sozinhas em baterias formadas por faixa etária, com distâncias variando de 50m a 400m. Outra maneira de se divertir se exercitando!

O que se nota é que cada vez mais existem eventos envolvendo corrida e crianças e surgem dúvidas sobre os benefícios destas ações.

Qual o momento certo para começar? Participar destas competições infantis é bom ou ruim?

Em minha opinião, tudo depende do bom senso dos pais e de como estas crianças vão lidar com estas situações!

Se os pais orientarem seus filhos a curtirem, mesmo que não ganhem. Se disserem que fazer exercício físico é mais saudável do que ficar horas em frente da televisão. Que momentos em família e ao ar livre são muito importantes para todos e que isso pode ser muito agradável. E por fim, se estes pais derem o exemplo de que praticar esporte faz bem… Esta situação será positiva em muitos aspectos, não acha?

Por outro lado, se estes pais cobrarem resultados dos filhos ou deixarem o espírito competitivo dos mesmos falar mais alto. Se houver um exagero na quantidade de provas realizadas. Se esta atividade for forçada e ou gerar dores musculares… Com certeza esta situação será negativa.

Isso deixa claro que com bom senso e sabendo aproveitar o que os esportes em geral podem fazer de positivo por nossos filhos, eles poderão começar muito cedo, desde os dois ou três anos.

Entendam que, começar aqui quer dizer participar de maneira LÚDICA destas corridas! A corrida deve fazer parte da atividade, como numa brincadeira de pega-pega, esconde-esconde etc. Um treinamento propriamente dito, com treinos regulares, variações de estímulos e cobranças de performance só pode ser iniciado após os 15 ou 18 anos. Adolescentes nesta faixa de idade só poderão participar de provas de rua a partir dos 18 anos.

Outra coisa a se levar em consideração é a maturidade óssea destes adolescentes em questão. Os mais frágeis ou em desenvolvimento necessitam de maior cuidado dos que os mais maduros fisicamente.

Outro fator a ser considerado é o da qualidade de vida, pois já é sabido que fazer atividade física faz bem para o corpo, para a mente e para a alma! Se esta atitude começa desde cedo, em família, estas crianças naturalmente entenderão os benefícios desta decisão.

Portanto, existem mais prós do que contras em participar de eventos como estes.

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s