O que é artrite?

artritePercebo que existe uma grande confusão de nomenclatura quando se trata de problemas articulares.

É comum ouvir um paciente dizer que tem artrite, ou que seu pai tinha artrite e que por causa dela sentia muitas dores ou tinha limitações de movimento.

Este mesmo “diagnóstico” costuma causar certo pânico, uma vez que algumas pessoas relatam que aquele conhecido com artrite teve suas articulações deformadas.

Portanto cabe aqui um esclarecimento para que cada queixa e cada problema receba a atenção e cuidados específicos que merecem.

Artrite é o nome dado para qualquer inflamação articular. É um sintoma e não um diagnóstico. Essa inflamação é caracteriza por dor, aumento de volume local (edema), calor e rubor (vermelhidão no local). Geralmente compromete a função da articulação comprometida.

Esta inflamação pode acometer apenas uma articulação (monoartrite) ou várias articulações (poliartrite).

A artrite pode aparecer como um sintoma isolado, decorrente de um trauma localizado ou estar associada a outros sintomas e caracterizar uma doença específica.

Ela pode ser transitória e desaparecer sem deixar nenhuma seqüela ou ser crônica.

Vamos a alguns exemplos práticos para facilitar o entendimento:

Numa situação de trauma, como uma entorse de joelho normalmente observa-se dor intensa, com inchaço articular e aumento de temperatura local. Neste caso existe uma artrite aguda em conseqüência do trauma. A lesão deve ser avaliada para que sejam identificadas as estruturas comprometidas (ligamentos, meniscos, músculos, etc.) e seja indicado o melhor tratamento (medicação, cirurgia, fisioterapia).  O tratamento irá solucionar o problema e os sintomas desaparecerão gradativamente. Este tipo de situação pode acontecer em qualquer idade.

Outra situação como a degeneração articular decorrente do desgaste da articulação por uso excessivo, biomecânica inadequada ou envelhecimento pode levar ao aparecimento da osteoartrose (também conhecida como artrose ou osteoartrite). Neste caso pode haver uma artrite aguda também, mas normalmente os sintomas se tornam crônicos e a articulação pode apresentar um inchaço sem calor exuberante, dor após repouso prolongado, limitação de atividades funcionais. A osteoartrose é mais comum em indivíduos acima dos 50 anos ou precocemente em casos em que as articulações são sobrecarregadas (atletas, trabalhadoras domésticas, operários, etc.)

A Artrite Reumatóide (AR), por outro lado, é uma doença inflamatória crônica, que afeta até 1% da população mundial. Acomete adultos, mas pode ocorrer em crianças na forma de Artrite Reumatóide Juvenil (ARJ). No caso desta doença, o processo inflamatório é sistêmico e pode acometer diversos órgãos, no entanto, o alvo principal é a membrana sinovial, que compõe as articulações. A artrite ataca as articulações de forma simétrica e as articulações das mãos e dos pés são bastante acometidas, porém quase todas as articulações do corpo podem ser envolvidas.

Tanto na osteoartrose como na artrite reumatóide, podem ocorrer deformidades nas mãos em conseqüência da gravidade ou do tempo prolongado de doença.

A dor articular sem presença de inflamação é chamada de artralgia e pode se manifestar em casos de algumas doenças mais graves, mas também em casos de gripes e viroses, por exemplo.

Desta forma, devemos ficar atentos aos sintomas e procurar um especialista caso a artrite persista. O médico mais indicado para esta avaliação é o reumatologista e vocês podem buscar mais informações sobre o assunto no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

O diagnóstico é importantíssimo para o sucesso de um tratamento e também para a orientação da atividade física e do tratamento fisioterapêutico a ser realizado.

Os exercícios não serão indicados na fase aguda, no entanto poderão ser utilizadas medidas analgésicas e orientações de posicionamento e de proteção articular.

Posteriormente os exercícios deverão ser incluídos, mas a definição do quadro clínico permitirá que os mesmos sejam feitos com segurança a partir de adaptações e individualizações.

Informe-se e perceba-se!

Anúncios

Uma resposta para “O que é artrite?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s