Tratamento da Rizoartrose: como aliviar e evitar a dor no polegar

1-polegarNa semana passada falamos sobre a dor na região da base do polegar, que pode ser rizoartrose.

Se você se identificou com o problema, é provavel que sinta dor e que tenha dificuldades em realizar grande parte dos movimentos de pinça, que fazem parte de muitas atividades cotidianas.

E em que a fisioterapia pode ajudá-lo?

Inicialmente o objetivo da fisioterapia é o alívio da dor e a melhora da inflamação.

Para isso, no consultório, o fisioterapeuta pode utilizar recursos de eletroterapia como o TENS e o Laser e a crioterapia (aplicação de gelo). Os recursos de termoterapia, ou seja, os que adicionam calor à região, não são indicados nesta fase, já que uma das características da articulação inflamada é o calor local. Numa fase de menos inflamação, o calor superfícial pode ser utilizado e neste caso, o turbilhão com água morna tem se mostrado um bom recurso para alívio da dor e para facilitar a realização de exercícios.

Em casa, o paciente pode fazer compressas de gelo ou bolsas geladas ao redor da articulação (caso não tenha uma bolsa de gel que pode ser resfriada, você pode colocar cubos de gelo dentro de um saco plástico e prender ao redor do polegar com uma faixa crepe).

No restante do tempo é interessante manter a mão aquecida, especialmente em dias frios para não sentir a articulação enrigecida.

órtese de posicionamentoO repouso e posicionamento adequado são fundamentais nesta fase de dor. A melhor maneira de oferecer repouso e posicionamento correto para esta articulação é o uso de uma órtese. As feitas de material termoplástico moldadas na própria mão do paciente são as mais indicadas. Esta órtese é utilizada durante à noite para dormir e, nos períodos de muita dor, deve ser usada durante o dia também. Ela irá estabilizar as articulações do polegar, permitindo a função mas evitando o movimento errado que provoca a dor.

Orientações de proteção articular e conservação de energia devem ser dadas também nesta fase inicial. Isto significa orientar quanto aos movimentos errados e quanto à divisão de tarefas ao longo do dia. Quando pensamos na mão, observamos que ela é utilizada praticamente o tempo todo, não é mesmo? Nesta caso, além do repouso oferecido pela órtese, seguem algumas sugestões para proteger sua articulação: alternar o uso das duas mãos; utilizar articulações maiores como punho, cotovelo e ombros quando for carregar objetos; utilizar acessórios de adaptação como engrossadores de lápis e abridor elétrico de latas, por exemplo.

A regra principal do posicionamento é evitar a extensão da interfalangeana distal do polegar e adução da articulação carpo-metacarpiana durante os movimentos de pinça como ilustrado nas figuras abaixo.

certo e errado

 

AVDs polegar

Assim que possível os exercícios devem ser introduzidos. É frequente a fraqueza muscular e limitação da amplitude de alguns movimentos.

Os músculos a serem fortalecidos são justamente os que fazem a abertura e fechamento do polegar e a oposição dos dedos. A maioria destes músculos está localizada na parte palmar da mão e lateral do polegar e são chamados intrínsecos da mão.

Para a realização dos exercícios podem ser usadas bolinhas maleáveis e massinhas de diferentes resistências, no entanto os movimentos devem seguir a regra de posicionamento descrita acima.

O massageamento da palma da mão na direção do polegar (esta área é chamada de região tenar) ajuda a relaxar os músculos após os exercícios e auxiliar com a amplitude de abertura da mão.

exercícios rizoartrose

Muito cuidado ao realizar os exercícios em casa, eles devem ser orientados inicialmente por um fisioterapeuta que irá corrigi-los e adequa-los ao seu caso.

Lembre-se os exercícios não devem piorar os seus sintomas.

Perceba-se!

Anúncios

Uma resposta para “Tratamento da Rizoartrose: como aliviar e evitar a dor no polegar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s