Férias dos filhos, estresse dos pais?

ferias-em-casaEstamos a uma semana das férias e muitos pais já começam a se preocupar com o que fazer com filhos para que não fiquem tanto tempo em casa.

A rotina muda e muitas famílias estão animadas, arrumando as malas para viajar.

Por outro lado, os que vão ficar em suas cidades, precisam organizar uma nova rotina, com novos horários e muitos desafios para que o mês não seja desinteressante e monótono para as crianças e extremamente estressante para os pais.

Os pais em geral preocupam-se em preencher o dia dos filhos por imaginam que ficar sem fazer nada é muito chato.

Este é o primeiro ponto em que devemos prestar atenção. Na maioria das vezes, ficar sem fazer nada é justamente o que eles querem fazer.

Acordar sem pressa, assistir programas de TV que não podiam durante o período de aulas, jogar videogame, não ter que fazer lição de casa, espalhar os brinquedos pelo quarto, enfim mudar radicalmente a rotina, diminuindo as obrigações é muito saudável e necessário para que os filhos possam descansar. Sim, descansar! Afinal de contas não são só os adultos que se cansam ou se estressam. As tarefas e obrigações são outras mas são suficientes para que eles sintam necessidade de relaxar.

Este é outro ponto que quero chamar a atenção. Muitas vezes, nossa ansiedade e afobação deixam as crianças agitadas e ansiosas também. Que tipo de adultos queremos que nossos filhos se tornem? Questionadores, competentes, competitivos? Sim! Mas também equilibrados, saudáveis e capazes de perceber os execessos que lhe fazem mal.

Portanto a palavra de ordem das férias deve ser prazer sem estresse.

Sobrecarregar os filhos com programações pode deixar pais e filhos cansados.

Permitam que seus filhos joguem videogame, conversem com colegas no computador, passem uma tarde inteira vendo TV deitado no sofá e outras coisas que não são permitidas no dia-a-dia.

Mas também estimulem as atividades físicas, como ir ao parque andar de bicicleta, correr, pular corda, brincar de pega-pega, esconde-esconde. Brinquem com eles, vocês vão adorar.

Procurem equilibrar as atividades, mas principalmente respeitar o tempo e as vontades de cada um. Lembrem-se que a qualidade destes momentos é que importa.

Se você trabalha e não consegue sair com seus filhos durante a semana, não importa. Programe atividades divertidas no final de semana. Elas não precisam ser as mais caras e complexas, mas sim as mais divertidas.

E não se culpem pela falta do que fazer dos filhos, passar férias em casa pode ser muito divertido também.

Percebam-se, percebam seus filhos!

Ft. Karina Santaella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s