Férias, frio e chuva, como evitar uns quilinhos a mais?

th[3]Férias, frio e chuva! Ficar em casa embaixo das cobertas vendo um vídeo é uma delícia! E, às vezes, até é necessário!

Levantar cedo para treinar ou voltar mais tarde para casa para ir à academia no fim do expediente nestes dias fica mais difícil!

Sem falar no chocolate quente, feijoada, comidas mais pesadas que combinam muito bem com esta época do ano, não acha?

Mas o que podemos fazer para evitar muitos quilos a mais?

Podemos fazer alguns exercícios simples sem sair de casa, como:

  • Pular corda, que não necessita de grande espaço e equipamento. Esta pode ser uma atividade lúdica importante. Se estiver com os filhos, pode promover competições divertidas, como quem pula mais tempo, até que letra do alfabeto consegue contar etc.
  • Se você mora em prédio que não tem academia, por que não experimenta subir pela escada, evitando o elevador? Além do exercício aeróbio você ainda está fortalecendo as pernas e mandando embora alguns quilinhos adquiridos nestes tempos frios.
  • Alongue-se antes de sair da cama. Espreguice-se! Evite sair da cama na correria!
  • Faça abdominais simples que ajudam a manter uma boa postura e queimam gorduras localizadas.

E como fazê-los sem se machucar?

Deite-se no chão, com a barriga para cima, dobre os joelhos e apoie os pés no chão, cruze as mãos na frente do peito, inspire fundo e na saída do ar, eleve a cabeça e ombros do chão de forma lenta e contínua. Depois deite lentamente a cabeça e ombros, inspire e recomece novamente.

Ainda deitado na mesma posição, apoie os pés em um banquinho baixo para que eles fiquem um pouco acima do nível de seu corpo. Inspire profundamente e na expiração, traga as pernas unidas em direção ao peito. Não precisa aproximá-los tanto. Retorne lentamente os pés para o apoio e recomece novamente.

Estes exercícios podem ser feitos todos os dias, mas fique atento, se sentir qualquer dor na execução do movimento, pare imediatamente e procure um fisioterapeuta para orientá-lo, pois provavelmente você estará fazendo algum movimento inadequado.

A dor em pescoço é comum, mas sempre por erro na execução do movimento ou por excesso de esforço. E assim como em todos os exercícios, a dor deve ser o limite. O fisioterapeuta vai verificar como você está executando o movimento e poderá ajuda-lo a ajustar certos comandos.

Se a dor estiver persistente, mesmo depois de suspender o exercício, procure um médico especialista. Ele conseguirá avaliar qual a causa de seu problema e te orientar da melhor maneira.

Movimente-se!

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

crefito 3/ 16.358 – F

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