Pode ser torcicolo?

Causas-da-torcicolo[1]Dormiu de qualquer jeito no sofá? Teve uma noite de sono muito agitada? Será que não conseguiu dormir? Ou, na realidade teve muita raiva, que te deixou tenso? Ou será ainda que foi aquele sapo que não deu para engolir?

Todas estas situações costumam estar relacionadas, uma ou mais, com uma dor forte e limitante na região do pescoço que costumamos chamar de torcicolo.

O torcicolo se caracteriza por uma dor intensa na região do pescoço, com limitação de um ou mais movimentos de cabeça, durante as atividades cotidianas, como beber um copo longo de água ou olhar por cima do ombro quando vai dar ré no carro, por exemplo.

A dor aparece de uma hora para outra, geralmente após uma noite mal dormida ou dormida em má posição e vai piorando ao longo do dia, podendo estar relacionada à dor de cabeça tensional. Causa um espasmo na musculatura envolvida e conforme você movimenta a cabeça a dor piora muito.

Geralmente a pessoa com torcicolo evita o movimento que desencadeia a piora da dor, fazendo-o em bloco, porém esta atitude não é muito boa, pois limita muito os movimentos e não diminui a dor exatamente.

Mas o que fazer com esta dor enlouquecedora?

Muitas pessoas apelam para uma massagem local, do tipo “kick massage”, mas na maioria das vezes os efeitos desta intervenção são de piora da dor horas depois.

Pois bem, mas o que podemos fazer então?

Existem algumas coisas que podem surtir um efeito rápido de alívio, veja:

  •  Tomar um relaxante muscular ou analgésico pode aliviar a dor.
  • Usar emplasto ou gel analgésico local também.
  • A acupuntura é bem indicada nestes casos e apresenta bons resultados quanto à dor.
  • A fisioterapia também conta com recursos que podem amenizar a dor, como o TENS (que é um eletroestimulador com função analgésica e que por saturar os terminais nervosos relativos à dor acaba fazendo analgesia do local). Além da bandagem funcional que também traz alívio para o paciente.
  • O colar cervical é indicado para os casos mais persistentes de dor e espasmo e seu uso deve ser bem orientado pelo fisioterapeuta, pois se utilizado por tempo prolongado pode atrofiar a musculatura do pescoço, o que é mais prejudicial do que benéfico.
  • O uso de bolsa de água quente ou ducha de água morna no local também traz alívio, porém a melhora dura menos tempo.

Agora, o mais importante é verificar sua postura durante o sono e tentar evitar dormir de bruços, com um travesseiro inadequado ou de qualquer jeito no sofá mesmo.

A postura ideal para ter uma boa noite de sono é na posição deitado de lado, com os joelhos flexionados um sobre o outro com um travesseiro pequeno entre eles. O travesseiro da cabeça deve preencher o espaço entre ela e o colchão, e deve ser firme, porém confortável, para suportar o peso da cabeça, mas não se moldar a ela. E ainda outro travesseiro que possa ser abraçado por você dando suporte ao braço de cima.

Evite se jogar de qualquer jeito no sofá, pois quando se pega no sono nestas condições a chance de desencadear um torcicolo se torna ainda maior.

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

Anúncios

Uma resposta para “Pode ser torcicolo?

  1. Pingback: Tensão Muscular | fisiostudio·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s