Alguns alongamentos para cãibras

Cãibra. (1)Dando continuidade ao assunto da semana passada, pensamos em sugerir alguns movimentos que podem aliviar a dor em caso de cãibras.

O movimento a ser realizado deve ser o oposto à contração, ou seja, se a cãibra é na planta dos pés no sentido de fazer um arco para baixo com os mesmos, o movimento deve ser puxando os dedos para cima, “abrindo” a planta dos pés.

Quando a contração é muito intensa, pode ser difícil realizar o movimento sozinho, e se você não tiver alguém que possa ajudá-lo neste momento vale recorrer a uma toalha, à parede, um degrau ou até uma bolinha de tênis.

As cãibras podem ser esporádicas e desaparecer com um simples movimento, no entanto, muitas pessoas queixam-se de cãibras frequentes. Para estes casos, como já falamos no texto anterior, é importante investigar com seu médico se há alguma deficiência nutricional, ou perda de sais minerais ou até mesmo de algum comprometimento neurológico.

Porém, uma grande parte da população, sofre de cãibras frequentes em função de encurtamentos musculares, sedentarismo, uso de calçados inadequados e permanência prolongada numa mesma posição ou função.

As cãibras podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas pés e pernas costumam ser os mais comuns.

Para estes casos, elegemos alguns alongamentos de membros inferiores, que poderão ser utilizados não apenas no momento da cãibra, mas também a longo prazo como forma preventiva destes espasmos musculares.

alongamentos caibras

Permaneça em cada posição por aproximadamente 20 segundos, procurando respirar tranquilamente. Respeite o seu limite e observe o seu posicionamento para não fazer movimentos compensatórios.

Espreguice-se regularmente e evite permanecer muito tempo em uma mesma posição.

Perceba-se!

Ft. Karina Santaella

 

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