E quando as dores articulares inviabilizam o programa de emagrecimento?

thCAWX3NGFEsta semana o Fantástico trouxe a tona uma discussão sobre emagrecimento em pessoas com lesões prévias articulares.

O programa Medida Certa promove o emagrecimento como melhoria da saúde geral e mostra os benefícios de uma dieta balanceada associada a um programa de exercícios físicos.

Porém nesta última temporada, uma dos quatro participantes, a cantora Preta Gil, que apresentava lesão prévia de joelhos, relatou estar sentindo dores fortes que a impossibilitaram de desempenhar bem as atividades propostas.

Desde o início Preta Gil disse que, sempre que começava uma atividade física se via forçada a parar por causa de dores nos joelhos. Ela foi diagnosticada com hiperextensão de joelhos, caso em que as superfícies articulares estão desalinhadas, colocando a articulação em atrito e degeneração.

A este problema, provavelmente proveniente de uma hipermobilidade articular, somou-se o excesso de peso, o uso abusivo de saltos altos e a idade, o que trouxe piores consequências para a cantora.

E o que fazer nestes casos?

Desistir?

Se conformar com os quilinhos a mais?

Claro que não!!!!!

Foi mostrado no programa que o excesso de peso desencadeia outros problemas de saúde, muitas vezes graves e que esta sobrecarga nos joelhos também dificulta sua reabilitação!

Desta forma, ficou claro que é imprescindível que Preta Gil emagreça, mas ela precisará respeitar o seu ritmo e suas limitações.

As atividades aquáticas são as mais indicadas, como esteira imersa, deep running, natação etc. Porém, foi em uma disputa dentro da piscina que ela relatou ter sentido muitas dores!

Por que será?

Porque nestas situações competitivas, os envolvidos tendem a dar mais do que podem de si para atingir a vitória e acabam por não se respeitarem.

No caso dela, o melhor a fazer agora é desacelerar um pouco, fazendo uso de métodos analgésicos e anti-inflamatórios para diminuir a dor e a inflamação, e iniciar um programa de exercícios com desafios gradativos, onde seja possível construir a força e a habilidade para realiza-los sem prejuízo articular.

Alongamento, mobilização livre, exercícios isométricos (sem movimento e com resistência), treino de equilíbrio e de marcha (caminhada) em superfícies de sustentação variadas são alguns recursos que podem fazer diferença nesta fase.

O emagrecimento provavelmente será mais lento, dependendo mais da alimentação balanceada do que dos desafios físicos. Porém, se respeitadas as limitações em questão, o resultado será positivo e duradouro, trazendo benefícios em vários aspectos da vida da cantora.

Com relação ao programa, fica a pergunta: Não seria o caso de se rever as mudanças de formato?

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

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