Exercícios físicos para idosos – o que eles têm para nos contar disso?

idososMuito já se escreveu sobre os benefícios do exercício físico na melhor idade.

E é sabido por todos nós o quanto ele diminuiu o risco de quedas, melhora a autonomia, melhora a circulação, o funcionamento dos órgãos, fortalece os músculos evitando o enrijecimento articular, previne doenças cardiovasculares etc.

Mas hoje, no Dia Internacional do Idoso, transcrevo aqui depoimentos de idosos muito queridos que fazem exercícios físicos rotineiramente, no mínimo duas vezes por semana e se beneficiam muito com isso.

Depoimentos:

“Fazer exercício físico é muito gostoso, me dá um respaldo enorme para a saúde, o colesterol fica controlado, mesmo quando abuso da alimentação. Sei que com a idade, o risco de queda é maior e a condição das ruas me faz ficar um pouco preocupado, mas tomo cuidado e saio para caminhar ao ar livre, atividade que gosto muito. Hoje me sinto mais forte e ágil, faço caminhadas diárias, bicicleta ergométrica com musculação leve para pernas duas vezes por semana. Sinto-me um meninão.”- Joaquim, 85 anos.

“O exercício físico pra mim é vida! Traz benefícios circulatórios, respiratórios, fortalece a musculatura, diminui dores. Eu me sinto mais completa, mais disposta, com mais vontade de fazer as coisas.” – Carmen, 70 anos.

“O exercício físico melhorou minha postura. Ando muito, sabe? E não me canso. Durmo bem melhor depois que comecei a fazer exercício. É tudo de bom! Percebo uma melhora em tudo! Costumava cair muito e hoje não caio mais.” – Esmeralda, 86 anos.

“Ah! Exercício físico é tanta coisa! Sinto que posso me movimentar melhor, mesmo com algumas dores leves. Há quatro anos, percebia perda de alguns movimentos, como pegar um objeto no chão, mas hoje, sinto-me mais ágil e confiante, pego o objeto no chão sem precisar de ajuda da vassoura, por exemplo. Moro sozinha e ter autonomia pra mim é fundamental. Os exercícios me devolveram esta autonomia. Raramente sinto-me entediada e quando, às vezes, tenho vontade de parar, lembro-me logo de um trecho da música A Banda de Chico Buarque ‘o velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou que ainda era moço pra sair no terraço e dançou’. Essa música me inspira e me faz muito bem. Levanto e vou e nunca me arrependo.” – Lourdes, 87 anos.

Tenho o prazer de compartilhar com estas pessoas especiais do prazer em fazer exercícios e sou testemunha do quanto eles melhoraram por se movimentarem.

Espero que você aprenda com eles, que muito têm para nos ensinar.

Eu só tenho a agradecer!!!!! Parabéns!!!!!

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

Deixe um comentário

