Canto de estudos dos filhos – um olhar para a boa postura

canto de estudoCom a vida moderna, tornou-se mais comum cada filho ter seu próprio quarto, seu computador e seu canto de estudos. Em contra partida, ele tem cada vez menos tempo de diversão e relaxamento. Portanto, é lá neste cantinho que ele passa a maior parte do tempo quando está em casa.

Esta modernidade trouxe consigo mais problemas de saúde para este jovem, como alterações posturais, estresse emocional, problemas respiratórios, obesidade etc.

E o que podemos fazer para minimizar estes efeitos nocivos?

Podemos oferecer uma alimentação rica e balanceada, associando com atividade física compatível com a idade e os interesses da criança e do adolescente, sem se esquecer de encaixar na agenda deles momentos de lazer e relaxamento, e proporcionar um ambiente saudável, arejado e adequado para eles em casa.

Mas você deve estar se perguntando: e o que isso tem a ver com a fisioterapia?

Na realidade, muito!

Um ambiente com móveis adequados, bem iluminado e limpo, pode evitar problemas futuros de coluna ou respiratórios em seus filhos e esse assunto diz respeito à fisioterapia.

Então, vamos lá!

Você deve verificar se o quarto é arejado, de fácil limpeza e livre de tapetes, carpetes ou brinquedos em excesso. Pois se não for, o risco de seu filho desenvolver problemas respiratórios e alérgicos em decorr6encia de acumulo de poeira é muito maior.

Atualmente tintas com efeito de quadro negro tem sido muito utilizadas, mas uma vez que o giz é usado, a quantidade de poeira que ele produz é enorme e isso causa maiores problemas respiratórios. Portanto é melhor evitar.

Uma iluminação inadequada acaba forçando sobremaneira a vista e pode desencadear problemas visuais e posturais, uma vez que esta criança ou adolescente precisa se curvar toda para eliminar uma sombra ou para enxergar melhor.

Pensando num consumo consciente e em móveis duráveis, um bom momento para organizar o quarto de seu filho é depois que ele completar 3 anos. Até este momento ele necessitará de um espaço com necessidades especiais para esta fase, como cômoda para trocar fralda, berço ou mini cama, cadeira de amamentação etc.

Após esta idade muitos móveis poderão acompanhá-lo por toda a vida, portanto invista em móveis duráveis, se não quiser ficar mudando tudo a cada 3 ou 5 anos.

Cama e armários não sofrem modificações de necessidades com o passar dos anos, mas o canto de estudo… Este sim!

Procure investir na parte elétrica, já prevendo tomadas para computador, recarregador de eletrônicos etc.

Crianças de 2 a 6 anos precisam de uma mesa onde possam pintar, construir quebra-cabeças, brincar de faz de conta etc. Nesta fase, o ideal é adquirir uma mesa e cadeiras adequadas ao seu tamanho. Cuidado apenas com cadeiras muito frágeis, pois as crianças adoram se pendurar nelas para alcançar objetos em locais que normalmente não alcançam. Não se esqueça de verificar se a mesa está com cadeiras adequadas a ela. Medida ideal: mesa – entre 45 e 55 cm de altura, cadeiras – entre 30 a 40 cm considerando a altura do assento.

Para crianças acima de 7 anos, em fase escolar, o canto de estudos é muito importante.  Afinal, será lá que ela passará a maior parte do tempo. Seja estudando ou jogando no computador.

A cadeira deve ser preferencialmente de rodinhas, com regulação de altura e de tamanho padrão. Se ela estiver grande para a criança, você pode colocar uma almofada para ajustar melhor as proporções. Se o problema for encostar os pés no chão, lembre-se que o mais importante é a cadeira estar em boa proporção com a mesa. Se for necessário, você pode colocar um calço de apoio nos pés e ajustá-la a criança.

A bancada deve ser larga o suficiente para colocar os livros e cadernos durante os estudos, já prevendo um lugar adequado para o computador. Uma luminária de mesa, que possa ter o feixe de luz modificado conforme a necessidade permitirá uma boa iluminação durante o estudo. Você pode decorar com potinhos diversificados para deixar fácil os lápis, canetas etc. Cuidado apenas para não poluir demais o espaço.

Vale a pena adquirir uma mesa e cadeira proporcional ao tamanho do adulto da sua família, pois provavelmente ele seguirá este padrão de medidas.

Se mesmo com todas estas adequações, seu filho continuar com problemas posturais, procure um fisioterapeuta, especialista em RPG. Ele poderá te ajudar com certeza!

Se o problema foi o sedentarismo, o Pilates poderá ser uma atividade bem bacana!

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s