O desafio de manter o equilíbrio durante as festas de final de ano

estresse_fimdeano1Todo final de ano é a mesma coisa.

Uma correria danada para dar conta de tantos compromissos.

Sentimos a ansiedade e a agitação no ar, impossível não se contaminar pelo sentimento coletivo.

A maioria das pessoas acaba assumindo mais compromissos do que dá conta de cumprir, seja por conta dos encontros de confraternização, compras de presentes e trabalhos e projetos que devem ser finalizados antes que o ano acabe.

Sim, também há um clima de festa, alegria por encontrar os amigos e finalizar etapas e a esperança de um ano que se inicia.

Portanto, adoecer neste período é algo totalmente indesejável. No entanto, é justamente neste período que tendemos a negligenciar nossa saúde: comemos mal e demais, bebemos com mais frequência, dormimos menos, trabalhamos demais e temos menos disposição para praticar exercícios.

Reservar um tempo para o trabalho corporal, seja ele qual for, é importantíssimo para que possamos aguentar a maratona de atividades do mês de dezembro.

Se houver necessidade, mude sua rotina de exercícios, mas não deixe de fazê-los. O exercício irá contribuir para o equilíbrio muscular, para estimular a digestão, melhorar o sono e reduzir o estresse.

Aproveite as noites claras e quentes para caminhar ao ar livre, tomar um banho de piscina. Se for viajar, peça ao seu instrutor de Pilates para que selecione alguns exercícios de solo que possam ser feitos durante este período. Existem vários aplicativos que podem ser instalados em tablets e celulares que podem facilitar a atividade em casa.

Além disso, lembre-se de respirar (principalmente de EXpirar). Exercícios simples de relaxamento dos ombros (movimentos circulares de ombros) associados à respiração podem quebrar o ciclo ” tensão muscular – dor – mais tensão muscular” e melhorar seu rendimento no trabalho.

Fiquem atentos aos avisos do corpo, respeitem-se, percebam-se e incluam uma atividade física orientada na sua vida.

Algumas frases de Joseph Pilates reforçam os valores que nós da FisioStudio tentamos passar através de nossos textos ao longo destes anos e podem servir de inspiração para a sua mudança de hábitos no ano novo que se aproxima:

”Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”

”Respeite seu próprio ritmo.”

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

Percebam-se!
Ft. Karina Santaella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s