Dicas para diminuir o inchaço nos pés neste verão

pés inchadosO calor intenso deste verão tem provocado muito desconforto na maioria das pessoas.

As altas temperaturas e o o Sol intenso, dificultam a prática de atividades físicas ao ar livre e as noites quentes costumam atrapalhar o sono.

Outra queixa bastante comum entre as pessoas é a sensação de peso e cansaço nas pernas e inchaço nos pés.

Algumas pessoas podem ter  edema nos membros inferiores devido a doenças ou condições específicas como hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), problemas vasculares (varizes, flebite), problemas renais, linfáticos e gravidez.

Nestes casos, quando o inchaço é recorrente e não aparece somente no calor, o especialista deve ser consultado para orientar o tratamento apropriado.

No entanto, em dias quentes como os que estamos passando, o calor provoca uma dilatação dos vasos das pernas e mesmo aqueles que não sofrem de nenhuma das condições acima, acabam sentindo algum desconforto.

Algumas dicas e orientações podem amenizar estes sintomas:

1)      Evite calçar sapatos apertados e com muito salto: o ideal é usar saltos médios de até 3 cm, confortáveis, que permitam um movimento livre do tornozelo ao caminhar.

2)      Evite permanecer sentado ou parado em pé numa mesma posição por períodos prolongados. Faça os movimentos descritos nos itens 3 e 4 várias vezes ao dia. Escolha o que for mais apropriado para você.

3)      Se você trabalha sentado: estique uma perna de cada vez e faça movimentos circulares com o tornozelo (5 vezes para o lado direito e 5 vezes para o lado esquerdo).

4)      Se você trabalha em pé: apoie as mãos na parede e suba na ponta dos pés e e desça 10 vezes (se puder fazer isso sem o calçado será ainda melhor).

5)      Beba muita água, evite bebidas com alto teor de sódio (vale a pena ler o rótulo da água mineral e escolher a quem tem menor teor, a diferença entre as marcas é muito grande).

6)      Faça refeições leves, coma frutas e verduras.

7)      Mude o horário de sua atividade física, ou a modalidade, mas não deixe de fazê-la. A natação e a hidroginástica são ótimas opções e pressão hidrostática irá favorecer o retorno venoso, melhorando a sensação de inchaço das pernas. Procure fazer atividades que estimulem o movimento das panturrilhas.

8)      Ao chegar em casa, tire os sapatos e ande descalço. O contato da planta dos pés com o chão irá estimular os receptores localizados nesta região.

9)      Deite com as pernas elevadas. Elevar em 30 graus já é suficiente para estimular o retorno do sangue, mas se preferir você pode permanecer em posição de alongamento dos músculos posteriores da coxa, com os pés apoiados na parede,  num ângulo próximo de 90 graus.

10)   Massageie seus pés. Use o creme de sua preferência, neutro ou com princípios ativos relaxantes, e pressione o polegar ao longo da planta dos pés desde o calcanhar até a base dos dedos. Faça movimento em todas as articulações dos dedos.

Se os sintomas forem intensos, procure seu médico!

Perceba-se e aproveite o verão de forma saudável!

Ft. Karina Santaella /Crefito-3/17051-F

 

 

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