Dia das mães é todo dia

mãe idosaNa semana em que se comemora o dia das mães aproveito para perguntar como está a sua mãe fisicamente?

O envelhecimento traz uma série de perdas e alterações físicas que podem comprometer as funções do cotidiano.

Essas perdas começam já na idade adulta mas ficam mais evidentes após os 60 anos.

Sua mãe está nesta faixa etária?

Em geral os filhos idealizam suas mães como super mulheres, capazes de ajudar a resolver todos os problemas, incansáveis e que dão conta de tudo.

No entanto o passo pode ficar mais lento, o equilíbrio já não é o mesmo, os reflexos também não tem a mesma velocidade e a força também diminui.

Isso não significa que chegou a hora de privá-la de suas atividades cotidianas ou de fiscalizá-la a todo momento, mas que é importante prestar atenção a estas pequenas mudanças e ajudá-la no que for preciso.

A condição de saúde de uma pessoa está muito mais ligada ao seu estilo de vida e a presença de doenças do que à sua idade em si.

Para envelhecer com saúde é necessário manter-se ativo, alimentar-se bem e preservar ao máximo suas capacidades intelectuais.

E como sabemos que não há presente melhor para o dia das mães do que passar o dia com seus  filhos, sugiro algumas atividades que vocês podem fazer juntos no próximo domingo:

  • Vá com ela a um parque, vocês podem caminhar juntos, colocar o papo em dia e aproveitar as atividades ao ar livre. Se ela precisa de ajuda para caminhar, pense num lugar plano, com bancos, assim vocês podem se sentar quando ela estiver cansada.
  • Se não for possível sair de casa, coloque música para vocês dançarem, na sala, no terraço, na garagem. Vocês não tem idéia do que a música e a dança podem fazer pelo físico!
  • Peça ajuda da sua mãe com aquela receita que você adora. Ela provavelmente já não tem a mesma disposição de fazer tudo sozinha e portanto dividir as tarefas é bastante justo.
  • Leve-a ao cinema, ao teatro, à uma exposição.

O programa não é o mais importante e sim a companhia. Cuide de sua mãe, perceba suas necessidades e respeite suas limitações.

Feliz Dia das Mães!

Ft Karina Santaella / Crefito-3 – 17051-F

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s