Dia Mundial sem Tabaco

dia_mundial_sem_tabacoNo próximo dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar sobreas doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

As mais de 4000 substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro aumentam demasiadamente o rsico de doenças.

Estatísticas revelam que os fumantes, quando comparados aos não fumantes, apresentam risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer um infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite ou enfisema pulmomar e 2 vezes mais chance de sofre um Acidente Vascular Encefálico (derrame). Além disso, sabemos que o fumo pode se sobrepor a outros fatores de risco para os diversos tipos de câncer.

Apesar de conhecer os malefícios, cerca de 1 terço da população adulta mundial é fumante. Grande parte destes fumantes, iniciou o hábito de fumar antes dos 19 anos de idade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), “O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil, e isso se deve às facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo. A isto somam-se a promoção e publicidade, que associam o tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens. A divulgação dessas idéias ao longo dos anos, e o desconhecimento dos graves prejuízos causados à saúde pelo tabaco, tornou o hábito de fumar um comportamento socialmente aceitável.”

A prática de atividade física não é descrita como forma de tratamento aos que desejam parar de fumar.

O processo é complexo e envolve em primeiro lugar a vontade do próprio fumante em parar. A intervenção psicológica e de grupos de apoio é fundamental e em muitos casos, utilização de medicamentos é necessária para completar o processo.

Entretanto, praticar atividades físicas pode ser o ponto de partida para o início de uma vida saudável. Além de ajudar na manutenção do peso (já que muitos associam a parada do tabagismo ao ganho de peso), contribuem com a diminuição da ansiedade e melhora do sono.

O hábito de exercitar-se e cuidar do próprio corpo pode ser o motivador que estava faltando.

Por conta do Dia Mundial sem Tabaco, o Ministério e Secretarias de Saúde, bem como as associações médicas promovem inúmeros eventos de caráter informativo e assistencial. Informe-se em sua cidade!

Seja um exemplo e estimule os amigos a deixar o hábito (mas não seja um chato e respeite as escolhas de cada um, certo?).

Converse com seus filhos sobre os malefícios do tabagismo e fique atento às motivações que poderiam levá-los a tal hábito.

Coloque sua saúde em primeiro lugar. Perceba-se!

Ft. Karina Santaella / Crefito-3 / 17051-F

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s