E quando a gripe te pega na véspera de uma corrida?

T_GRIP~1[1]Nestes dias mais frios e úmidos é muito comum as pessoas ficarem gripadas. Tem tido muito surto de dengue e precisamos ficar atentos.

Na maioria das vezes, tomar bastante líquido e repousar bastante ajuda muito, mas preste atenção aos sinais do seu corpo e aos sintomas presentes, pois pode ser necessária uma intervenção médica especializada.

Mas, e quando você está com uma programação apertada, sem possibilidade de repousar? Aquela prova de corrida tão esperada se aproximando… O que fazer?

Continuar o treinamento ou insistir em realizar esforço físico é uma grande besteira. O exercício físico exige do seu corpo uma energia que ele não tem para dar. Assim há um maior comprometimento das defesas do corpo e você pode desencadear outras doenças mais sérias!

Recentemente me deparei com alguns casos parecidos de amigas que tinham uma prova de corrida importante pela frente, tinham se preparado bastante para elas, porém na reta final, elas se viram gripadas. E agora? – elas questionaram.

Uma delas já estava no país onde iria participar da prova – uma maratona – todo o trabalho de preparação realizado com cuidado e afinco e dois dias antes da prova ela ficou completamente gripada, com febre, dor no corpo. Que frustação! Deixou de correr a tão sonhada maratona e repousou, mesmo contra sua vontade! Não tinha outra opção!

Outra amiga estava se recuperando de uma cirurgia de joelho e já vislumbrava uma maratona para dalí alguns meses, mas a sua recuperação foi comprometida pela dengue. O seu treinamento para a maratona foi postergado e surgiu a dúvida se deveria ou não desistir da prova tão sonhada. De qualquer forma, durante a fase crítica da dengue, a orientação médica foi simples! Muito repouso e muita água! Esta amiga querida ainda não tomou a decisão, mas deverá fazê-lo em breve e de maneira individual, pois só ela saberá julgar se deve ou não encarar este desafio. Porém na fase da dengue… repousou e bebeu aguá, também não teve outra escolha!

A mais recente amiga a passar por problema semelhante está a uma semana da prova para qual treinou com cuidado e carinho. Felizmente no caso dela, a gripe está mais amena e o questionamento foi só se deveria ou não treinar esta semana que antecede a prova, pois ficou com medo de ficar despreparada fisicamente para a prova. Querida amiga, repouse, tome bastante água! Até o fim da semana você estará bem melhor e em condições de correr, pois este seu preparo não será perdido em uma semana parada. Esta gripe é um sinal de que seu corpo está precisando descansar! Então descanse e estará pronta para o desafio que se segue. Estarei lá para juntas comemorarmos mais esta conquista!

Respeite seu corpo! Preste atenção aos seus sinais! Descanse! Hidrate-se! Alimente-se de maneira saudável! Procure um médico, se sentir necessidade!

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

Crefito 3 / 16.358 – F

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s