Fortalecer o core pode ajudar a evitar lesões em atletas!

th0EHIXNFNAlgumas vezes durante as partidas de futebol deste campeonato tão importante, vi atletas sofrendo quedas e levantando com as mãos na linha de cintura, faces endurecidas de dor e um andar claudicante. Logo depois estavam prontos para o combate novamente.

Estas lesões fazem parte do jogo, é verdade! Mas, o que pode ser feito para minimizar os efeitos de faltas duras, das quedas constantes?

Pensando nesta região lombar, um bom fortalecimento da musculatura do core possibilita uma recuperação mais rápida.

E você sabe o que é o core?

O core é composto pelos músculos abdominais: reto abdominal, oblíquos internos e externos (estes dispostos em pares e em diagonais), e transverso do abdômen que é o mais profundo deles.  Estes músculos são responsáveis pela proteção da coluna, da medula espinhal e pelos movimentos de rotação de tronco, inclinação, flexão e extensão do mesmo. Este conjunto muscular atua também na respiração, especialmente na expiração de esforço, tão solicitada durante uma partida de futebol.

O seu fortalecimento adequado possibilita o atleta realizar os movimentos de giro, explosão na corrida e saltos para cabecear sem risco de lesão. Os movimentos ficam mais harmoniosos e fluidos, leves e potentes!

Mas e no futebol? As quedas e contatos não inevitáveis! Então diante disso, equipes lançam mão de exercícios que trabalhem a musculatura para as tornarem mais fortes e resistentes, encurtando o tempo de recuperação.

Observando algumas destas equipes durante seus treinamentos nos dias que antecediam as partidas, foi possível notar os atletas fortalecendo o core, o que me deixou bastante feliz.

É claro que estes exercícios por si não evitam lesão, uma vez que a causa dela é o trauma, mas com certeza, o tempo de recuperação e as sequelas serão menores.

Outros atletas apresentam dores lombares mesmo sem ter sofrido quedas e nestes casos, o fortalecimento adequado da musculatura do core pode ter característica preventiva. Uma boa orientação postural, de biomecânica pode ajudar o atleta a corrigir vícios de postura e mal uso de seu corpo, evitando assim lesões desnecessárias. Mas este trabalho deve começar muito antes do campeonato.

Durante a competição outros recursos têm sido usados, como bandagens funcionais, fisioterapia pós-jogo, crioterapia, afinal de contas toda a nação conta com o desempenho destes atletas e ser desfalcado num jogo importante está, muitas vezes, fora de questão.

Rumo ao Hexa Brasil, mas preferencialmente sem lesões e desfalques!

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

Crefito 3/16.358 – F

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