A recuperação de Luis Suárez: destaque para a fisioterapia

Imagem

As novidades da Copa do Mundo não param. Seleções tidas como favoritas estão indo embora cedo e algumas surpresas se classificaram para as oitavas de final.

Mas sem dúvida nenhuma, o fato mais comentado entre fisioterapeutas do mundo todo na última semana, foi o abraço emocionado do uruguaio Luis Suárez em Walter Ferreira após gol em partida contra a Inglaterra.

Suárez foi submetido há uma cirurgia para retirada parcial do menisco do joelho esquerdo em 22 de maio, exatos 23 dias antes da estréia da seleção uruguaia na Copa do Mundo em 14 de junho.

O atleta já referia dores no joelho na última rodada do Campeonato Inglês e após convocação pelo técnico Oscar Tabárez, voltou a sentir dores durante os treinos da seleção. Um exame de ressonância magnética apontou lesão meniscal e a equipe médica optou por uma cirurgia de emergência.

Fazer uma cirurgia às vesperas de uma Copa do Mundo parece uma loucura e retornar aos campos em tão pouco tempo também. Como isso é possível?

As lesões de menisco são frequentes no futebol e ocorrem geralmente após movimentos de torção do joelho, comuns após mudanças bruscas de direção.

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas, responsáveis pela absorção de impactos, melhora da congruência articular e que permitem uma maior estabilidade das articulações. No caso dos joelhos, temos dois meniscos em forma semilunar, sendo um na parte medial e outro na parte lateral do joelho.

No passado, quando havia lesão dos meniscos, eles eram retirados completamente num procedimento cirurgíco, já que a importância destas estruturas eram questionadas. A recuperação não era tão rápida já que vários pontos eram necessário para fechar a incisão cirúrgica.

Atualmente, as cirurgias são feitas por artroscopia, procedimento no qual uma espécie de câmera é introduzida na articulação e permite que o cirurgião avalie, diagnostique e trate a lesão. Como o procedimento é minimamente invasivo, a incisão é pequena, o que facilita a recuperação.

As imagens de Suárez impressionaram uma vez que há pouco menos de um mês, o atleta foi fotografado em uma cadeira de rodas deixando o hospital após sua cirurgia.

De fato, não é possível sair caminhando logo após o procedimento. A descarga de peso (ou permissão para ficar em pé e andar sem muletas) vai sendo liberada pelo cirurgião ao longo da primeira semana pós-operatória. Já a fisioterapia inicia-se imediatamente após o procedimento cirúrgico.

O tratamento de reabilitação utiliza recursos de eletrotermofototerapia para alívio de dores e muito exercício, para fortalecer a musculatura da coxa e devolver o equilíbrio e a estabilidade do indivíduo.

Em indivíduos não atletas, o processo de recuperação é mais lento, mas em geral, após 5 semanas da cirurgia, o indivíduo já é capaz de realizar grande parte de suas atividades de vida diária.

No caso de atletas, a fisioterapia é realizada de maneira intensiva (mais de uma vez ao dia), com o objetivo de retorno às atividades esportivas o mais rápido possível.

O treino físico é adaptado para que o condicionamento físico não seja perdido e o treino do gesto desportivo é fundamental.

O belíssimo trabalho feito pelo fisioterapeuta Walter Ferreira somado a uma derrota da seleção Uruguaia para a Costa Rica, resultaram portanto em um Luis Suárez completamente recuperado capaz de fazer dois gols numa única partida, 28 dias após ser operado.

Seu gesto de gratidão após o gol deu a todos os fisioterapeutas um orgulho tremendo.

Sua continuidade na competição no entanto, depende muito mais em controlar seus dentes do que na recuperação de seu joelho.

E nós, apesar do destaque dado ao uruguaio, continuamos na torcida pela nossa seleção: rumo ao Hexa Brasil!

Ft. Karina Santaella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s