Novembro Azul: homens cuidando da saúde

banner-net_micro_novembro-azulAinda menos conhecido do que o Outubro Rosa, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Conhecido internacionalmente como Movember, o movimento surgiu na Australia em 2003 em virtude das comemorações do Dia Mundial do Combate ao Cãncer de Próstata que acontece no dia 17 de novembro.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que é responsável pela produção do sêmem e portanto associada à fertilidade masculina. Nos casos de câncer esta glândula torna-se endurecida em decorrência da multiplicação desordenada das células.

Por ser assintomático no início, 95% dos casos é descoberto quando a doença já está avançada.

A boa notícia é que com exames preventivos é possível diagnosticar precocemente e assim as chances de cura são maiores.

O que vemos no entanto é que os homens buscam menos os consultórios médicos do que as mulheres e este é um hábito que pode ser modificado.

Em nossa prática de fisioterapia, por exemplo, vemos que muito menos homens buscam o trabalho corporal preventivo se comparado com as mulheres. Geralmente os homens nos procuram nos momentos de crises e dores agudas.

O site www.novembroazul.com.br traz diversas informações sobre esta campanha e mostra as ações desenvolvidas para a divulgação da necessidade de cuidados com a saúde masculina.

A FisioStudio espera que esse possa ser o primeiro passo para uma mudança de hábitos e que cada vez mais cuidar da saúde seja parte da vida dos homens.

Perceba-se!

Ft. Karina Santaella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s