Será que o Pilates é indicado pra homens?

imagesNeste Novembro Azul muitos olhares se voltaram para os homens, levantando a questão da necessidade de se cuidar, por meio de consultas periódicas com intuito de prevenir doenças mais sérias comuns aos homens, como o câncer de próstata, por exemplo, uma vez que as estatísticas mostram que eles sempre deixam para procurar tratamento na última hora, quando este já é mais complicado.
Pensando nisso, esta semana resolvi abordar uma questão comum em meu consultório, especialmente com relação ao Pilates.
A maioria dos praticantes do Pilates é mulher. Elas me procuram por diferentes motivos e com diversas idades. Já os homens quase nunca me procuram para fazer Pilates, achando que esta é uma atividade feminina, suave e próxima demais da dança.
Os poucos praticantes do sexo masculino procuram quando o médico indica e só aceitam começar o programa por este ser um “tratamento médico”. Muitos relatam dizer aos amigos que estão indo à fisioterapia, ao invés de dizer que é ao Pilates.
Quando entram em alta da fisioterapia, acham que devem parar o Pilates e procurar uma atividade mais masculina, mais forte. Mas eles estão redondamente enganados!
O Pilates é um método de exercícios físicos desenvolvidos por um homem alemão chamado Joseph Pilates, que tinha em sua base de práticas físicas: as Artes Marciais, o Halterofilismo e o Yoga. Seus primeiros seguidores foram jovens homens que haviam lutado na Primeira Guerra Mundial.
Somente quando chegou aos Estados Unidos junto de sua esposa e montou seu primeiro estúdio, que começou a aplicar seus conhecimentos em um grupo de bailarinos que viviam se acidentando com esta prática. Como estes bailarinos deixaram de ter dor com o balé, resolveram continuar preventivamente o programa deste alemão, que na época se chamava “Contrologia”.
Após sua morte foram estes bailarinos que começaram a divulgar seu trabalho pelos quatro cantos do mundo.
O Pilates é uma atividade física que busca a execução dos movimentos com uma postura adequada, associada a uma respiração ampla e relaxada, melhorando a consciência corporal e respeitando a individualidade de seus praticantes. Ele é um exercício de fortalecimento, mas por meio de movimentos fluidos e executados em alongamento, buscando a gradativa construção da força e da resistência muscular.
Portanto, engana-se o homem que acha que Pilates não é adequado para os fortes e másculos homens.
O Pilates é indicado para todos que pretendem melhorar sua consciência corporal, prevenindo lesões causadas por movimentos inadequados, excesso de esforço ou falta de alongamento.
Perceba-se!
Ft. Ana Paula Pessanha
Crefito 3/ 16.358 – F

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s