A polêmica da garotinha fitness

thBWW4PY40Esta semana assisti uma reportagem no Jornal Hoje da Rede Globo que falava de uma garotinha de 9 anos que se exercitava em uma academia e publicava seus treinos no Instagram.

Ao ouvir a chamada do repórter, confesso que fiquei chocada e curiosa. Mas assim que vi a matéria na íntegra e li os blogs citados nela, percebi que não tinha motivo para choques.

O assunto tornou-se polêmico, pois a menina de 9 anos frequentava uma academia e fazia uma sequência de exercícios numa sala de musculação, utilizando halteres, esteira, TRX e outros acessórios usados em aulas de exercícios funcionais. E postava fotos suas malhando no seu perfil do Instagram, além de dicas de alimentação saudável.

Olhando assim, parece-me muito cedo para uma menina em formação física e psicológica estar sendo exposta desta maneira, se exercitando num ambiente adulto, sem falar na preocupação com calorias ingeridas e prejuízo no seu desenvolvimento físico. E foi isso que indignou tanta gente e causou polêmica.

Mas observando mais a fundo o caso, esta menina estava se exercitando na companhia e orientação do pai que é educador físico experiente, de maneira lúdica e adequada. Seus treinos ocorriam duas vezes por semana e duravam 30 minutos cada. Sua alimentação era rica e saudável, como a dos pais. Nada de mais, não é mesmo.

Sinceramente, acho que não tem nada de mais esta garota fazer exercício funcional em companhia dos pais, de maneira lúdica e com esta frequência. Só acho que seria interessante conversar com o pediatra para se certificar que não tem problema para sua saúde.

Muitas crianças frequentam clubes e academias hoje em dia com menos idade do que ela. Natação, balé, ginástica rítmica ou olímpica, futebol, capoeira, judô são algumas das atividades oferecidas para esta faixa etária.

Por que estas atividades são aceitas?

Por que a dela não?

Preocupantes, ou pouco saudáveis são os treinamentos de crianças que estão competindo desde muito novas, com um nível de cobrança absurdo, como o caso de meninas que fazem ginástica olímpica e treinam diariamente 3 ou mais horas, exigindo das articulações e músculos muito mais do que são capazes de aguentar.

Quanto à exposição nas redes sociais… Tenho dúvidas e falo isso como mãe de uma menina desta idade, que vive pedindo para tirar fotos e postar no “Insta”, como ela mesma diz. Preocupo-me com isso e não sei qual a medida certa, pois proibir não é o caso e deixar solto também não.

Fundamental é ter bom senso, olhar cada caso como único, ficar atento e pedir ajuda quando necessário.

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha

Crefito 3/ 16.358 – F

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s