Pés inchados e pernas cansadas no verão?

th7A95LUOIEm dias quentes do verão é muito comum observarmos os nossos pés inchados no final do dia, não é mesmo? Dores nas pernas após muito tempo em pé também é outra queixa comum nesta fase do ano!

Mas o que fazer?

Primeira providência deve ser a observação.

Estes sintomas passam assim que você eleva as pernas numa cadeira? Ou após um escalda-pés?

Se sim, você pode ficar despreocupada, pois estes sintomas são comuns nesta fase do ano.

Agora, se sua resposta for não, saiba que estes sintomas podem estar associados a várias doenças do sistema circulatório, como cardiopatias ou doenças vasculares periféricas. E nestes casos, a primeira providência deve ser procurar um médico para verificar como anda a sua circulação.

As doenças mais comumente associadas com estes sintomas são: aterosclerose, hipertensão arterial, doença coronária, insuficiência cardíaca crônica, trombose, aneurisma aórtico, isquemia dos membros inferiores e varizes.

Para cada uma delas existem procedimentos médicos cirúrgicos ou medicamentosos diferenciados, o que torna este diagnóstico muito importante para a determinação do tratamento a ser seguido.

No entanto, a maioria destas doenças citadas acima apresentam alguns fatores de risco comuns, como o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade e a ingestão de comidas gordurosas, o que evidencia a necessidade de manter hábitos saudáveis como prevenção ou tratamento destas doenças.

Desta forma, cabem aqui algumas sugestões:

  • Evite alimentos gordurosos e frituras nas suas refeições;
  • Pare de fumar;
  • Faça exames médicos periódicos;
  • Observe seu corpo e os sinais que ele está te dando;
  • Emagreça pelo menos até sair do nível de sobrepeso;
  • Mantenha uma rotina de exercícios físicos regulares tanto de fortalecimento muscular quanto aeróbicos.

A hidroginástica, a caminhada, o Pilates, o exercício funcional, a musculação são alguns dos muitos recursos encontrados por aí para driblar o sedentarismo e evitar pernas cansadas e inchadas, além de prevenir doenças cardiorrespiratórias e vasculares.

Igualmente benéficas são as massagens linfáticas, que ajudam a drenar este acúmulo de líquido nos pés e pernas, melhorando a dor e o inchaço.

Você também pode colocar as pernas para cima e fazer movimentos com os pés, como círculos ou flexão e extensão plantar, que ajudarão o retorno venoso e por consequência, diminuirão o inchaço.

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Fique atento ao seu corpo e cuide do seu bem estar físico e mental.

Perceba-se!

Ft. Ana Paula Pessanha.

Crefito 3/ 16.358 – F.

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