NOVEMBRO AZUL: uma campanha de conscientização sobre a saúde do homem.

Essa campanha foi criada em 2003, na Austrália com o objetivo de chamar a atenção novembro azulpara a prevenção e diagnóstico precoce das doenças masculinas.

O câncer de próstata é um dos mais comuns tipos de câncer entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

Como essa doença é silenciosa nos estágios iniciais e costuma responder bem a tratamentos simples, disponibilizados pelo SUS, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. Mas, infelizmente, ainda é baixa a adesão masculina aos exames de rotina.

Segundo a pesquisa, “Um novo olhar para a saúde do homem”, eles costumam ir ao médico apenas quando se sentem mal, ¼ deles prefere procurar ajuda na internet, além de só 35% relatar se exercitar regularmente. Este estudo verificou ainda que: 80% dos entrevistados cometem excessos alimentares; 30% costumam ir 2 ou mais vezes ao banheiro por noite e 20% relatam problemas de ereção. Isso gera preocupação, pois disfunção erétil, sedentarismo e obesidade são fatores de risco para doenças cardíacas, por exemplo.

Os mais comuns e simples procedimentos avaliativos são: o rastreamento do antígeno prostático específico (PSA) no sangue e o toque retal, realizado por urologista, que devem ser realizados em homens com mais de 50 anos anualmente e, em casos de histórico familiar de câncer, por volta dos 45 anos.

Alguns hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção da doença, como: parar de fumar; ir ao médico regularmente, pelo menos ao cardiologista e ao urologista; ter uma alimentação balanceada; procurar manter um peso adequado e praticar atividade física regular, ao menos 3 vezes por semana.

Portanto HOMEM, não deixe de se cuidar.

Não só em novembro, mas no ano todo.

Perceba-se.

Ft. Ana Paula Pessanha Marques

Crefito 3/ 16.358-F

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s