Qual a melhor mochila na volta às aulas?

volta as aulas

Em semana de volta às aulas, sempre me questionam a respeito das mochilas dos alunos.

E essa é mesmo uma discussão importante quando o foco é saúde e postura.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o indivíduo NÃO deve carregar mais do que 10% do seu peso corporal, para evitar sobrecarga articular e possíveis dores ou lesões.

Porém são muitos os pontos a serem analisados, como: idade, peso e gosto do aluno; peso da mochila; se o usuário já possui alguma dor, má postura ou alteração física, entre outras.

As mochilas podem ser com ou sem rodinhas, mas as com rodinhas são mais indicadas quando o peso do material é muito grande, diminuindo a sobrecarga nas articulações das crianças em crescimento.

Porém elas têm um apelo mais infantil, com personagens de desenhos e séries infantis ou cores mais chamativas, o que torna seu uso inaceitável por pré-adolescente ou adolescente, que acham isso um verdadeiro “mico”.

E isso é muito ruim, pois é exatamente nessa fase que o volume de materiais aumenta e as escolas oferecem menos espaço para guardá-los.

O que fazer então?

Se você conseguiu convencer seu filho a usar a mochila com rodinhas, verifique:

  • Se a altura do puxador está adequada ou se ele está se curvando ao puxá-lo.
  • Se existem barreiras no percurso dele, como: escadas, rampas.
  • Se o peso dela é o menor possível, mesmo sendo de rodinhas.

Agora, se a opção for a mochila sem rodinhas, procure negociar alguns pontos necessários:

  • A alça da mochila precisa estar ajustada, para que ela não fique muito baixa, pendendo o peso do tronco para trás.
  • É necessário usar as duas alças para distribuir melhor o peso.
  • Os materiais mais pesados devem ficar no fundo da mochila, ficando mais próximos ao corpo ao carregá-los.
  • O peso dela deve ser o menor possível, então reveja a necessidade de levar todas as canetinhas, todos os cadernos. Oriente seu filho a se organizar quando aos materiais.
  • Se não tiver como diminuir o peso, o oriente, pelo menos a carregar nos braços alguns cadernos, pois assim ele distribuirá melhor o peso.

Atividade física regular é um ótimo aliado para a saúde e postura dos nossos filhos, pois melhora a consciência postural, força, alongamento e resistência muscular, além de diminuir o tempo deles sentados estudando ou em jogos eletrônicos.

Fique atento.

Perceba-se, e a seu filho também!

Ft. Ana Paula Pessanha Marques

Crefit 3 / 16358-F

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