Decisões de começo de ano: o desafio de mantê-las a longo prazo

Incorporar hábitos saudáveis na rotina está entre as decisões de Ano Novo mais comuns. No entanto manter estes hábitos parece ser um desafio para muitas pessoas.
O sedentarismo, o tabagismo e a obesidade são causadores de muitas doenças crônicas como a hipertensão arterial e o diabetes. Associados a alterações posturais, excesso de trabalho e comprometimento do sono, podem levar a uma série de transtornos dolorosos crônicos do sistema musculoesquelético.
Se você já tomou a decisão de modificar este quadro e adotar hábitos mais saudáveis, parabéns! Você já deu o primeiro passo. No entanto, bastante cuidado com as armadilhas desse processo. Pense em uma mudança a longo prazo e evite receitas milagrosas.
O início de uma prática esportiva pode acarretar dores em decorrência da adaptação do seu corpo a movimentos desconhecidos. A intensidade e a duração destas dores podem variar de acordo com a idade do praticante, a intensidade, o tipo e a duração da atividade. Este quadro doloroso é esperado e consideramos normal.
Porém, a falta de regularidade e o excesso podem levar a lesões musculares que certamente irão frustrar seus planos de continuidade da prática esportiva.
O posicionamento inadequado e o uso de cargas excessivas podem acarretar lesões tendíneas e articulares ou agravar problemas pré-existentes.
Procure escolher uma atividade que seja prazerosa, que mais combine com o seu jeito de ser e não tente se enquadrar em uma atividade apenas por estar na moda.
Defina um horário para esta atividade e incorpore na sua rotina, não espere sobrar tempo. Considere a atividade física como um compromisso consigo mesmo.
Adote hábitos como andar a pé e subir escadas no seu dia-a-dia. Bastam 30 minutos de atividade diárias para que você deixe de ser sedentário.
Não ignore a dor. Converse com seu educador físico ou fisioterapeuta para entender se o que está sentindo faz parte do processo de adaptação ou é algo mais sério.
Se você já possui dores e elas parecem ser um limitador para o início da atividade esportiva, consulte um fisioterapeuta. O trabalho de consciência corporal e reorganização biomecânica irão contribuir para esta transição. A partir de uma avaliação criteriosa, podemos traçar um plano para alívio de dores, ajustes posturais e reequilíbrio muscular.
Cuide do seu corpo e da sua mente a para que você tenha condições de realizar seus sonhos e projetos de vida. Suas atitudes hoje irão contribuir com sua saúde amanhã.
Perceba-se!
Karina Santaella da Fonseca Lopes de Sousa
Fisioterapeuta
Crefito-3/ 17051-F

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