Trabalho X Descanso: sua vida está equilibrada?

Apesar do home office, você anda tão cansado que não vê a hora de chegar a sexta-feira?

Você tem trabalhado mais horas em casa do que quando ia para o escritório?

A pandemia trouxe o trabalho para dentro de nossas casas e isso teve aspectos positivos e negativos. O maior contato com a família, a possibilidade de fazer as refeições em casa e maior flexibilidade para fazer exercícios são aspectos positivos com certeza. Porém se o número de horas trabalhadas aumentou e você já não tem mais tempo para nada é possível que você esteja sacrificando algo importante e mais cedo ou mais tarde o seu corpo vai cobrar essa conta.

Aquele tempo usado para o deslocamento até o trabalho, e que no início dessa nova rotina parecia “sobrar”, rapidamente foi preenchido, seja por trabalho ou por outras atividades.

Portanto, vale a pena aqui uma reflexão: você está prestando atenção ao seu corpo e às suas necessidades? Ou simplesmente não sabe ficar com tempo livre?

A verdade é que fazemos muito mais coisas do que nosso corpo suporta. Nos acostumamos a um ritmo frenético de atividades e acreditamos que não podemos dizer não a nenhuma delas.

O resultado disso são as dores por sobrecarga, lesões por fadiga e muita tensão muscular e alterações posturais.

Fazer exercícios é fundamental, porém não vale a pena sacrificar o sono ou o horário das refeições para que a atividade física caiba nessa rotina.

Muitos de nossos problemas físicos poderiam ser evitados se respeitássemos o ritmo natural de nosso corpo. Isso significa ter tempo para dormir, para acordar, para espreguiçar-se, para alimentar-se, para ir ao banheiro, para escovar os dentes e para encerrar as atividades quando o corpo diz que está cansado. Tempo também para não fazer nada e também para ter um hobby (e não apenas obrigações).

Respire, escute seu corpo, encontre seu ritmo, organize-se e jogue fora o que consome seu tempo e não te traz benefícios. Faça boas escolhas e aprenda a dizer não.

Perceba-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s